Monitoramento de derrames de petróleo na Costa angolana

Angola tem várias reservas de petróleo sendo um dos maiores produtores de petróleo de África e do mundo, tendo inclusive ultrapassada a Nigéria como o maior produtor de petróleo na África Subsariana, em Maio do corrente, segundo os dados da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) no seu relatório mensal.

Com diversas ocorrências de derrames ao longo dos anos, onde maioritariamente apenas os grandes derrames são reportados, os acúmulos de pequenos derrames podem passar desapercebidos, bem como infiltrações naturais. A frequência destas ocorrências e a quantidade derramada, para o caso de Angola, não são monitorados e catalogados.

O GGPEN traz para o mercado nacional o serviço TECH – Ecologia, que utiliza imagens de satélite radar e monitoriza a ocorrência de derrames, cria alertas e estima a extensão da mancha.

O serviço TECH – Ecologia disponibiliza aos seus usuários uma ferramenta de visualização web que contém uma interface gráfica que permite o acesso de forma rápida e simples a informações sobre os derrames detectados e relatórios de monitoramento em PDF, bem como dados estatísticos.  O serviço permite também a identificação de navios, que podem estar engajados em actividades ilegais como poluição e descarga de resíduos tóxicos e pesca ilegal.

Este serviço está totalmente operacional, pode ser pago em moeda nacional e é destinado a:

  • Reguladores ou grupos ambientais que pretendem monitorizar, seguir e identificar a fonte dos derrames de petróleo, água produzida e infiltrações naturais.
  • Operadores de activos offshore de petróleo e gás para monitorar suas próprias operações e demonstrar cumprimento de leis, regulamentos, compromissos ambientais e de responsabilidade social empresarial.

O serviço também ajuda os operadores a provar que NÃO foram responsáveis por derrames ou danos causados por derrames naturais de petróleo em quase tempo real.

O serviço TECH – Ecologia alinha-se aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 13 (Acção contra a Mudança Global do Clima), ODS 14 (Vida na Água) e o ODS 15 (Vida Terrestre).

Clique aqui para adquirir 

Referências

https://www.ksat.no/earth-observation/environmental-monitoring/oil-spill-detection-service/

https://pt.tradingeconomics.com/country-list/crude-oil-production?continent=africa

https://www.rtp.pt/noticias/economia/angola-ultrapassou-em-maio-a-nigeria-como-maior-produtor-de-petroleo-em-africa_n1413170

DDAE – Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais.

Luciano Lupédia

Elcano Gaspar

DEM – Departamento de Estudos e Mercados

Gilson dos Santos

Hugo do Nascimento