PROJECTO VIDA

Em 2020 Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) foi convidado pelo MIT a participar do projecto de desenvolvimento do Sistema de Apoio a Decisão VIDA.

O VIDA é uma aplicação do modelo de análise integrada Ambiente, Vulnerabilidade, Decisão, Tecnologia (EVDT) voltada especificamente para a análise do impacto e resposta ao COVID-19. O projecto enquadra-se com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s: 3 – Saúde e bem-estar).

Além de Angola e Estados Unidos, o Brasil, Chile, Indonésia e o México também participam do projecto que tem como objectivo projectar ferramentas de apoio à decisão para ajudar a formular políticas públicas em resposta a desafios como a o da pandemia de Covid-19. Este projecto criou uma plataforma de colaboração entre académicos, tecnólogos e funcionários públicos para construir uma ferramenta online customizada que integre instrumentos de observação da Terra com fontes de dados in situ tais como dados de casos COVID-19, dados demográficos locais, históricos de políticas, índices de mobilidade baseados em dispositivos móveis, etc.

Numa primeira fase, para Angola, a equipa analisou o impacto da pandemia de COVID-19 com base ao modelo ambiental estudando a variável qualidade do ar e o modelo de vulnerabilidade social, estudando a mobilidade. Tendo sido notado uma melhoria na qualidade do ar dada a mudanças no padrão do tráfico rodoviário e emissões resultantes da actividade industrial.

Os dados ambientais apresentam uma característica temporal do dióxido de enxofre( SO2) e do dióxido de Nitrogénio(NO2).

A análise da mobilidade focou-se na detecção da presença de navios na baia de Luanda utilizando imagens radares do satélite sentinela-1. Os dados sobre a actividade dos navios podem ser gerados através do uso de imagens de radar, mascarando estruturas terrestres e permanentes e, em seguida, procurando pontos brilhantes transitórios na Baia de Luanda.

Os resultados iniciais sobre o rastreamento de navios em Luanda, sugerem uma redução no trafego marítimo, pela visível redução em número de navio atracados no porto de Luanda e um aumento dos navios (barcos) atracados na baia de Luanda comparação a fase anterior a pandemia.

O próximo passo do VIDA para Angola envolverá a sua utilização para monitorar a emissão de gases nocivos pelas plataformas petrolíferas e pela actividade indústria nas principais cidades do país.