Angola participa no evento Global da NASA SpaceApps

Angola, por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), participou no evento International Space Apps Challenge, um hackathon global anual organizado e promovido pela NASA, a agência espacial norte-americana, realizado nos dias 1 e 2 de Outubro do ano em curso.

O evento foi realizado pela primeira vez em 2012 e serve como programa de incubação, de inovação e de engajamento cívico. A NASA e os seus parceiros lançam desafios que podem estar relacionados ao trabalho actual para o qual governos e instituições científicas do espaço em todo o mundo e de todas as origens participam. Essas aplicações tem como foco a resolução de problemas actuais globais, dando principalmente foco ao uso de dados de Observação da Terra, bem como a promoção da educação espacial.

Este ano para a organização do evento, a NASA teve como parceiros a organização de pesquisas espaciais da Índia, Agências Espaciais Mexicana, Brasileira, Canadense, Europeia, Japonesa, Comissão de Actividade Espacial da Argentina, Agência de Ciência Espacial de Bahrain, Paraguai e África do Sul.

Angola participou no evento com uma equipa formada por especialistas do GGPEN, como o Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais, Luciano Lupédia, os técnicos seniores, Atanilson Canchinjumba e Elcano Gaspar, e o estagiário Josevânio António.

A participação de Angola teve como objectivo fazer parte do ecossistema de desenvolvedores de soluções de Observação da Terra Global, bem como apresentar as soluções que o GGPEN tem vindo a desenvolver em resposta aos problemas globais, principalmente ligados aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projecto partilhado foi o TECH-AGRO, um sistema que usa dados de Observação da Terra para a optimização da produtividade agrícola, bem como monitoramento de campos.

Veja o resultado da participação de Angola aqui