Cursos

Banda desenhada

BANDA DESENHADA - GGPEN

A Banda Desenhada de Educação Espacial, criada pelo GGPEN, é a conjugação de texto e imagem que permite crianças e adultos, conhecerem o Projecto Angosat, contribuindo assim, para o desenvolvimento da ciência e a tecnologia espacial.

A 1ª Edição da Banda Desenhada os “Pequenos e os Satélites” tem o tema os “Elementos da Missão”, pois ilustra todo o processo de desenho e construção de uma missão espacial que integra os serviços de Telecomunicações que podemos usufruir no nosso dia-a-dia.

A 2ª Edição da Banda Desenhada os “Pequenos e os Satélites”, tem o tema os “Satélites com Latas”, pois ilustra o universo dos Pequenos Satélites, dando um certo enfoque aos CanSats e CubSats. Ajuda o leitor a perceber as várias categorias e utilidades dos Satélites de grande, médio e pequeno porte e, acima de tudo, passa a mensagem da democratização e inclusão no mundo da Ciência e Tecnologia Espacial, visto que demonstra como é que as escolas e universidades podem construir, lançar e perceber o que são os satélites por si mesmos, desde que com ajuda e supervisão de adultos.

Para uma melhor consolidação dos conceitos apresentados, cada uma das pranchas dessas edições está dividida por um conjunto de Passatempos (Sopa de letras, Palavras Cruzadas, Labirintos, Redações e Desenhos para colorir).

Uma das extensões desses passatempos da BD é o Jogo “Encontra as Diferenças” que foi criado no sentido de complementar a Banda Desenhada, trazendo uma nova dimensão digital onde o Jogador, ao deparar-se com duas imagens idênticas que ilustram um dos elementos do Projecto Angosat (ConOps, Centro de Controlo, Satélite, Foguete e Órbitas) terá de descobrir quais as diferenças e identificá-las num tempo determinado.

Gostou? Clique abaixo para ler as bandas desenhadas em formato digital.

O ANGOSAT EDUCA é um aplicativo com propósito educacional, uma iniciativa do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), no âmbito da educação espacial, que tem o objectivo de disseminar conceitos básicos sobre o Espaço e reunir informações sobre o projecto ANGOSAT, que está enquadrado no Programa Espacial Nacional.

O ANGOSAT EDUCA tem grande importância na educação espacial por apresentar um método de aprendizagem diferente, com jogo que leva os usuários a entender o espaço e a sua tecnologia, de uma perspectiva diferente, ao responder as questões do mesmo. Este contacto pode influenciar grandemente os usuários em idade escolar, na escolha profissional futura e desenvolvimento mental.

O aplicativo ANGOSAT EDUCA está a ser actualizado e estará disponível brevemente!

Mini satélite CANSAT

MINISATÉLITE CANSAT Angolano
O CANSAT é uma representação de um satélite real, em miniatura, com pouca massa e, geralmente, abaixo de 300gr. O desafio para os alunos é encaixar todos os principais subsistemas encontrados em um satélite, como energia, sensores e um sistema de comunicação, neste volume mínimo.

O CANSAT é lançado e ejectado a partir de um foguete ou balão. Com a utilização de um paraquedas, o CanSat retorna a Terra realizando a sua missão, enquanto transmite telemetria.

O CANSAT oferece uma oportunidade única para os alunos terem uma primeira experiência prática com projectos espaciais reais. Com ele é possível vivenciar muitos aspectos de uma missão espacial real, como seleccionar a missão, projectar o CanSat, integrar os componentes, programar o computador de bordo, testar, preparar o lançamento e analisar os dados de telemetria.

Para mais informações, favor entrar em contacto com os educadores e colaboradores do GGPEN pelo terminal telefónico 00244222777312 ou pelo correio electrónico geral@ggpen.gov.ao