CATALOGAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DOS EFEITOS DA SECA NO SUL DO PAÍS

O Sul de Angola vive períodos cíclicos de secas, e em 2019 registou-se a pior seca dos últimos 40 anos, onde o índice pluviométrico esteve a 65% abaixo do normal. Mais de 1.300.000 pessoas foram afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Huila e Namibe, com perdas financeiras estimadas em 168 mil milhões de Kwanzas para os agricultores e criadores de gado, bem um agravar dos problemas sociais para a população em geral.

Em de 2019, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), pelo Space Enable Research Group do MIT Media Lab lançaram o projecto-piloto de quantificação da problemática da seca no sul de Angola. O projecto esteve alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS´s: 2 – Fome zero e 13 – Acção contra a mudança global do clima)

A equipa de pesquisadores liderada pela professora doutora Danielle Wood, utilizou o modelo de análise Integrada Ambiente, Vulnerabilidade, Decisão, Tecnologia (EVDT) que foi desenvolvido pelo Space Enabled Research Group do MIT para explorar as relações entre as tendências ambientais, socioeconómicas, decisões políticas e tecnologias utlizadas no combate a seca no Sul de Angola.

O projecto-piloto demonstrou a viabilidade da implementação de sistema de informação geográfica (SIG) de exploração de dados de satélite para a gestão hídrica e monitoramento da seca. Tendo desenvolvido protótipo de tal sistema, apelidado de Angola Drought Data Explorer.

Em Maio de 2022, a equipa de pesquisa recebeu suporte financeiro (Grant) de 550 mil dólares da Agência Espacial Norte Americana (NASA), para custear para uma nova fase do projecto. Com duração prevista de três anos, a nova fase designa-se “Apoio a Gestão da Seca em Angola usando Modelagem Integrada do Meio Ambiente, Vulnerabilidade, Tomada de Decisão e Tecnologia (EVDT)” e destina-se a desenvolver um Sistema de Apoio à Decisão sobre a seca em Angola, com vista a melhorar a preparação do país contra eventos de seca através da utilização de dados de satélite.

Em 26 de janeiro de 2023, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) acolheu a reunião de arranque do projeto da Seca conduzida pela Dra. Dannielle Wood do MIT, no Hotel EPIC SANA, que contou com a participação de mais de uma centena de participantes, entre os quais, certa de 15 participantes chaves. 

O acto de arranque do projecto, contou com a participação de Sua Excelência Secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Eng. Pascoal Borges Alé Fernandes, em representação do Sr. Ministro Eng. Mário de Oliveira.

seca - abertura

No dia 23 de Maio de 2023, as equipas do MIT e do GGPEN, tiveram uma reunião de trabalho, que visou discutir o progresso do projecto, bem como os resultados obtidos ao longo de 4 meses, após o arranque do projecto.

Na ocasião, a Dra. Danielle Wood apresentou o estado do progresso dos trabalhos da Equipa do MIT e o Dr. Zolana João apresentou os resultados alcançados pela Equipa do GGPEN.

Entre os vários pontos da discussão, foi apresentado o Modelo do Índice de Vulnerabilidade, o Modelo de Socioeconómico, assim como a proposta da Arquitectura do Sistema.

seca - abertura 1

A Dra. Danielle Wood, apresentou o projecto da Seca no Sul de Angola,  na reunião do Comité das Nações Unidas para Usos Pacíficos do Espaço Sideral (COPUOS), que decorreu de 5 a 9 de Junho, no Centro Internacional de Viena das Nações Unidas, na Áustria.

No dia 16 de Junho de 2023, o GGPEN realizou uma reunião que contou com a participação da Dra. Wood, que apresentou o ponto de situação do projecto as partes interessadas do Ministério da Energia e Águas (MINEA), Universidade Agostinho Neto, e da Organização não-governamental World Vision, a fim de criar sinergias sobre os desafios da recolha de dados para os modelos ambientais, vulnerabilidade socioeconómica e modelo de tomada de decisões. 

seca - abertura 2