
Futuro da indústria espacial angolana apresentado em palestra no ISPOB
O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) foi convidado a ministrar uma palestra, no Instituto Superior Politécnico do Bita (ISPOB), em Luanda, subordinada ao tema o “Futuro da Indústria Espacial Angolana – Aprendizados com o AngoSat-2”.
Durante a palestra, ministrada no dia 27 de Junho de 2025, pelo especialista Sénior do GGPEN, Dr. Lumonansoni Eduardo André, Coordenador do Programa Nacional de Educação Espacial do GGPEN, o palestrante destacou os avanços do sector espacial em Angola, bem como os desafios e oportunidades para as futuras gerações.
Fez ainda referência que a indústria espacial angolana está em um caminho promissor, impulsionada pelo aprendizado e pela implementação do satélite Angosat-2, sendo este parte do Programa Espacial Nacional (PEN) de Angola, que visa transformar o país em um operador autónomo, produtor e detentor de tecnologia espacial.
O Angosat-2 é considerado um marco significativo, pois não apenas melhora a conectividade e a inclusão digital em áreas remotas (recônditas), como também promove a independência tecnológica no sector de telecomunicações a nível nacional e continental.
Sendo este um satélite de altas taxas de transmissão, as suas capacidades avançadas têm oferecido, tanto na sua vertente comercial, quanto na vertente social, serviços de dados e voz para muitos angolanos, ampliando o acesso à internet e incentivando o desenvolvimento social e econômico, contribuindo para a CUT.
Por fim, o especialista garantiu que o governo angolano tem como objectivo fortalecer essa indústria, criando um ecossistema que integre educação, inovação e tecnologia, bem como iniciativas que busquem aproveitar as lições aprendidas com o Angosat-2, para expandir a pesquisa e o desenvolvimento na área espacial, com vistas a potencializar a integração de Angola na economia continental e global da tecnologia espacial.