MCC - CENTRO DE CONTROLO E MISSÃO DE SATÉLITES

O Centro de Controlo e Missão (MCC, na sigla em inglês) de Satélites, localizado na Funda, Luanda, é a infra-estructura necessária para assegurar a operação e controlo do ANGOSAT-2 após o seu lançamento e colocação em órbita.

Visão geral do MCC

O MCC foi construído numa área efectiva de 6.617 m2 com 3 pisos e 47 compartimentos. Do ponto de vista arquitetônico o MCC é um edifício moderno e futurístico possuiu fachada vidrada para garantir o permanente balanceamento termino entre as temperaturas internas e externa do edifício.

Visão lateral do MCC

Áreas existentes no MCC

Para assegurar o funcionamento o MCC conta com vários sistemas de engenharia com destaques ao sistema eléctrico, mecânicos, hidráulicos, refrigeração e etc. Para operação do satélite em órbita foram igualmente instalados e testados equipamentos específicos de comunicação.

Cabe referir que, desde Fevereiro de 2016 que o MCC encontra-se em pleno funcionamento e tem capacidade para operar de forma simultânea até 3 satélites.

No MCC foi instalada uma nova antena da banda Ka de 7.5 metros de diametro para os testes em órbita. É uma infra-estructura que surge por força da actualização feita no ANGOSAT-2 e utilizada na faixa de frequência de 17 a 30 GHz.

Tendo em conta que a missão do ANGOSAT-2 é especifica a antena instalada tem também características técnicas especificas que a torna na única infra-estructura a nível da África Austral que pode ser utilizada para testes em órbita de satélites na orbita geoestacionária que possuem frequências na banda Ka (17 a 30 GHz).

mcc 5
teste4

Montagem, instalação e testes da antena da banda Ka

INFRAESTRUTURAS DE APOIO
ESTAÇÃO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA

A Estação de Captação de Água, é uma infraestrutura construída de raiz, nas margens do rio Bengo, com objectivo de garantir o abastecimento de água ao edifício do Centro de Controlo e Missão de Satélites, numa capacidade de 52 litros/segundo (52ℓ/s) através de uma conduta adutora de 160 mm de diâmetro, instalada numa extensão de 3.500 metros (3.5 Km).

Figura 1. Sucção de água na margem do rio Bengo

Figura 2. Infraestrutura da Estação de Captação de Água

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

A Estação de Tratamento de Água, é uma infraestrutura construída de raiz, com capacidade de armazenamento de 600 m3, cujo objectivo principal é garantir o abastecimento de água ao edifício do Centro de Controlo e Missão de Satélites 24 horas/dia.

Figura 1. Sala de segurança da ETA

Figura 3. Entrada principal da ETA

Figura 2. Tanque de 40 m3 para recepção de água bruta

Figura 4. Reservatórios de água tratada

ESTAÇÃO DE COMUTAÇÃO ELÉCTRICA

A Estação de Comutação Eléctrica, ou Posto de Seccionamento, abreviadamente designada por PS, é a unidade constituída por um conjunto de 13 celas primárias com capacidade para acolher duas linhas independentes de 30 KV cada, e abastece dois postos de transformação de 1 MVA cada, que através de um transformador abaixador, fornece 220 V em baixa tensão ao edifício do Centro de Controlo e Missão.

Figura 1. Infraestrutura do Posto de Seccionamento

Figura 2. Celas de Entrada e Saída de 30 KV