Ministro destaca importância do investimento em tecnologia espacial na abertura da Semana Mundial do Espaço 2022

Arrancou esta terça-feira, 04, em Luanda, as celebrações da Semana Mundial do Espaço 2022, com o Acto de Abertura, no Epic Sana, que contou com a presença do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, pela manhã, e, no período da tarde, no ISPTEC, com a participação do jovem africano líder espacial dos países emergentes, Tensae Ali, dentre outras participações nacionais e internacionais.

Durante a sua intervenção, o ministro Mário Oliveira apresentou os resultados da participação de Angola, pelo quinto ano consecutivo, na Semana Mundial do Espaço, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Destacou ainda a importância de Angola continuar a investir em tecnologias espaciais: “o uso das tecnologias espaciais têm um papel crucial no desenvolvimento das tecnologias da quarta revolução industrial, cuja importância reflecte-se no desenvolvimento económico e tecnológico que os países com actividades espaciais intensas apresentam”.

Disse ainda que “o posicionamento no espaço é uma necessidade prioritária para qualquer país que queira usufruir dos recursos que apenas podem ser obtidos a partir do espaço e, desta forma, assumir um papel de relevância no contexto internacional em matérias espaciais”, rematou.

O evento contou ainda com as presenças do Dr. Cláudio Melo, da Agência Espacial Portuguesa, que trouxe uma palestra dentro do tema da Semana Mundial do Espaço 2022, “Espaço e Sustentabilidade”, e do director geral do GGPEN, Dr. Zolana João, que, dentre outros assuntos, apresentou as aplicações espaciais TECH-Gest, TECH-Agro e TECH-Ecologia, que utilizam imagens de satélite para o monitoramento de activos.

Evento ISPTEC

Já no período da tarde, numa palestra descontraída, Tensae Ali, um dos vencedores do Prémio Top 10 abaixo de 30 anos da Indústria Espacial Africana, pela Space in Africa, que recebeu uma bolsa de Líder Espacial Emergente da Federação Internacional de Astronáutica, falou sobre a indústria espacial mundial, bem como apresentou um pouco da sua trajectória.

O evento contou ainda com as presenças do Dr. Cláudio Melo (Agência Espacial Portuguesa), Dr. Gilberto Gomes (GGPEN), Dr. Domingos Vita (ISPTEC) e Dr. Wanderley Ribeiro (APPA).

Ambas actividades foram transmitidas em directo e estão disponíveis na página no You Tube do GGPEN.

Um dos participantes do evento no ISPTEC, o engenheiro Samuel Malungo, 33 anos, disse que teve conhecimento através da página oficial do GGPEN, no Facebook, e sentiu-se motivado a comparecer: “achei interessante por ser formado nessa área e vim para adquirir mais conhecimento”.

Outra participante, que também soube do evento através das redes sociais, foi a técnica em Elecrónica e Telecomunicações, Chelsea Coimbra, 18 anos, recém admitida no curso superior em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações.

“É uma oportunidade única e muito importante para nós jovens estudantes, aprendermos com quem um dia aprendeu. A palestra foi muito boa e ajudou a me impulsionar ainda mais para esta área”, disse.

De 04 a 10 de Outubro comemora-se internacionalmente a Semana Mundial do Espaço, uma data estabelecida pelas Nações Unidas com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana.

Em Luanda estão a ocorrer diversas acividades. Veja a programação completa aqui.