ANGOSAT-2 com previsão de lançamento para o próximo dia 12 de Outubro

Após a conclusão da fase de construção e testes do ANGOSAT-2, o satélite angolano encontra-se, actualmente, no local de lançamento, Baikonur, Cazaquistão, com previsão de lançamento para o dia 12 de Outubro de 2022. A declaração foi feita pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, à margem do Acto de Abertura da Semana Mundial do Espaço 2022, esta terça-feira, 04, em Luanda.

Com Alta Taxa de Transmissão de Dados (HTS, na sigla inglês), o ANGOSAT-2 visa assegurar a cobertura total do território nacional e disponibilizar serviços de telecomunicações (telefonia, internet, telemedicina, teledifusão e radiodifusão).

Após o lançamento, o ANGOSAT-2 será colocado na órbita geoestacionária, ou seja, a uma distância de cerca de 36000 km da superfície da Terra. Tem seis transponderes da banda C que asseguram também a cobertura de todo o continente africano e parte da Europa. Tem igualmente 24 feixes na banda Ku que cobre toda a região da África Austral (SADC) e um transponder na banda Ka.

Possui o peso de aproximadamente duas toneladas e terá vida útil em órbita de 15 a 18 anos.

Todos os elementos técnicos para operação em órbita do ANGOSAT-2 já estão assegurados, a saber, o Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), localizado na Funda, em Luanda, antena da banda Ka para os testes em órbita, já instalada no MCC, e a formação e capacitação dos recursos humanos.

Recursos Humanos

Para operação do ANGOSAT-2 foram formados e certificados pela empresa construtora cerca de 25 especialistas do GGPEN. As formações foram na vertente da arquitectura, desenho e funcionalidades da plataforma e carga útil, assim como, a formação prática sobre utilização dos softwares de operação.

Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC)

O projecto ANGOSAT-2 tem dois MCC, um em Luanda (principal), e outro na Rússia. Ambos estão em pleno funcionamento, apetrechados com equipamentos e softwares de operação que garantem a prontidão para o lançamento, fase de testes em órbita e posterior operação.

O MCC foi projectado para funcionar de modo ininterrupto, ou seja, 24h e 7 dias por semana, e está equipado com sistemas de engenharias que possibilitam a recepção, o processamento e o envio de informações para o satélite.
Antena da banda Ka para os testes em órbita

No mês de Julho foi instalado no MCC, em Luanda, a antena de 7.5 metros de diâmetro que será utilizada para os testes em órbita do ANGOSAT-2. É uma infra-estrutura que surge por força da actualização feita no ANGOSAT-2 e utilizada na faixa de frequência de 17 a 30 GHz.

Tendo em conta que a missão do ANGOSAT-2 é específica, a antena instalada tem também características técnicas específicas que a torna na única infra-estrutura à nível da África Austral que pode ser utilizada para testes em órbita de satélites na órbita geoestacionária, que possuem frequências na banda Ka (17 a 30 GHz).

Projecto ANGOSAT

ANGOSAT é a denominação de um projecto estruturante que integra não só a construção, lançamento e operação dos satélites angolanos, mas também a criação de capacidade nacional em recursos humanos e infra-estruturas, no âmbito da Estratégia Espacial Nacional 2016 – 2025.

O ANGOSAT-2 constitui o projecto referente a construção, lançamento e operação do segundo satélite angolano de telecomunicações que visa garantir a expansão dos serviços de comunicações em todo território nacional e regional, contribuindo assim, para a inclusão social, bem como no maior desempenho das empresas e consequentemente no crescimento social e económico nacional.

O ANGOSAT-2 surge em substituição do primeiro satélite de telecomunicações, ANGOSAT-1 (lançado com sucesso ao espaço no dia 26 de Dezembro de 2017, às 20:00 de Angola, por meio de um veículo Zenit-3F/Fregat-SB, a partir do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão), apesar de estar em órbita, não apresentou os parâmetros para os quais foi construído.

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola e o consórcio russo responsável pela construção e lançamento do primeiro satélite angolano, acordaram a 23 de Abril de 2018, o início da construção do ANGOSAT-2, sem custos adicionais para a parte angolana.

Para além da actualização do satélite e para compensar o Estado angolano, a Rússia cedeu capacidades em outros satélites, em cerca de 288 MHz, durante o período de construção do ANGOSAT-2, utilizados para Internet, serviço de televisão para a TPA, Telemedicina, telefonia, etc.