Curso de formação de formadores VSAT arranca com a participação de três seguidores do GGPEN nas redes sociais

Tendo em conta o grande interesse gerado em torno da formação para formadores do Curso de Comunicação via Satélite: Fundamentos de Radiofrequência, Instalação e Manutenção de Antenas VSAT, o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), ofereceu três vagas para alguns dos seguidores mais activos nas nossas redes sociais.

Um dos seleccionados, Bráulio Manuel de Carvalho, 30 anos, licenciado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, disse que o conteúdo aprendido fará grande diferença na sua área profissional.

“Está a ser uma experiência maravilhosa. Desde já quero agradecer ao GGPEN por ter-nos brindados com esta oportunidade. Vai fazer toda diferença na minha formação. Neste momento trabalho em aviação e tem toda uma série de envolvências que serão aplicadas no meu dia-a-dia”, destacou.

Outra contemplada foi também a licenciada em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Sara dos Santos Queirós, 30 anos: “comecei ontem a formação e os conhecimentos estão a ser muito bem absorvidos. Louvamos a oportunidade que o GGPEN nos oferece e almejamos cumprir as expectativas com relação a esta formação. Esperamos, doravante, dar o nosso contributo ao país”.

O curso de formação para formadores VSAT é realizado com apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), em parceria com o ISPTEC e o INFRASAT.

“O primeiro dia do curso foi muito interactivo e produtivo, pois a turma está diversificada com professores doutores, professores, engenheiros, até estudantes finalistas das nossas universidades”, explicou o especialista do GGPEN, Eng.º Aldair Gonçalves.

Ainda segundo o formador, mestre em Engenharia de Sistemas e Serviços e Aplicações Espaciais pelo Instituto Superior de Aeronáutica do Espaço (ISAE-SUPAERO), em Toulouse (França), diferente das edições empresariais do curso, as dúvidas surgidas no primeiro dia de formação foram mais académicas, “desde os conceitos de órbita sobre o papel do Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC) num sistema de comunicação via satélite e o princípio de funcionamento duma comunicação via satélite”.

Ainda durante o curso, os participantes aprenderam sobre a diferença de um satélite HTS com relação a um satélite tradicional.

O curso decorre em paralelo à Semana Mundial do Espaço 2022.