Inaugurado primeiro Centro de Geodados de Angola

No âmbito da promoção da inovação tecnológica, transformação digital e desenvolvimento da Nova Economia Espacial em Angola, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), em parceria com a Africell Angola, S.A., procedeu à inauguração oficial do GEDAE – SOLUÇÕES INTELIGENTES DO CENTRO DE GEODADOS, o primeiro Centro de Geodados de Angola.

O GEDAE representa um avanço significativo na aplicação de tecnologias espaciais e digitais para responder a desafios nacionais nas áreas de ordenamento territorial, planeamento urbano, agricultura de precisão, gestão ambiental, prevenção e resposta a desastres, infra-estruturas e gestão de recursos.

Através da utilização de imagens de satélite, inteligência artificial e desenvolvimento de aplicações, o GEDAE oferece soluções geoespaciais modernas para organizações públicas e privadas.

Com esta inauguração, Angola posiciona-se na vanguarda da transformação digital e consolida-se como um actor de referência no contexto africano da Nova Economia Espacial, reforçando as suas capacidades técnicas, científicas e comerciais no domínio dos geodados e tecnologias espaciais.

A parceria entre o GGPEN e a Africell Angola demonstra o impacto positivo da colaboração entre o sector público e privado, com o GEDAE a surgir como uma infra-estrutura estratégica para a inovação, a produção de conhecimento e a geração de valor económico e social a partir da informação geoespacial.

O GEDAE é mais do que um projecto de infra-estrutura de dados – é uma base fundamental para construir uma economia resiliente e baseada no conhecimento que aborda os desafios nacionais, promove a inovação e contribui para o posicionamento estratégico de Angola continente africano e na Nova Economia Espacial.

O acto, que decoreu na cidade de Luanda, nesta sexta-feira, 13 de Junho de 2025, foi presidido pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que fez-se acompanhar por uma delegação de alto nível composta por dirigentes do MINTTICS, responsáveis do GGPEN, representantes da Africell Angola e convidados institucionais.