ALUNOS DO ISPT CRIAM PROJECTO PARA DESENVOLVER O SEU PRIMEIRO CANSAT
Doze alunos do Instituto Superior Politécnico Tocoista (ISPT) estão a desenvolver um projecto para construção de um pequeno satélite (Cansat), que tem como missão detectar a humidade e a temperatura relativa do ar e capturar imagens em tempo real.
O projecto, que começou a ser desenvolvido pelos alunos há três meses, com o auxílio dos técnicos do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), tem como objectivos específicos entender o princípio de funcionamento dos satélites normais; usar o Cansat como modelo de estudo para incentivar e instruir outros alunos sobre a área espacial; treinar para o concurso nacional de Cansat e participar da Semana Mundial do Espaço, que decorre no início de Outubro.
“A formação que obtivemos do GGPEN gerou em nós a curiosidade de aprofundarmos os nossos conhecimentos sobre satélites, especificamente sobre os Cansats, de modo a verificar as suas falhas e projectar as melhorias que desejamos implementar no nosso projecto”, explicaram em carta enviada ao Gabinete.
Entre os motivos para investirem na construção do projecto de desenvolvimento do Cansat estão o baixo custo de implementação, pouco tempo de preparação e simplicidade, comparado com outras alternativas de projectos espaciais, o que tornam o CanSat uma excelente oportunidade prática para os estudantes terem um primeiro contacto com actividades espaciais.
“Os estudantes ficam responsáveis por escolher, dentre as alternativas, quais as melhores para atender a missão pretendida, incluindo o desenho geral do CanSat, a integração dos componentes, aferição do funcionamento, preparação, o próprio lançamento e a recuperação, se for o caso, controlo dos custos e a distribuição do trabalho entre os membros da equipa”, disseram motivados.
Cansat
O CANSAT é uma representação de um satélite real, em miniatura, com pouca massa e, geralmente, abaixo de 500kg. O desafio para os alunos é encaixar todos os principais subsistemas encontrados em um satélite, como energia, sensores e um sistema de comunicação, neste volume mínimo. O primeiro CANSAT Angolano foi lançado, no dia 10 de Outubro de 2018, por Sua Excelência Sr. Ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.