Especialistas do GGPEN participam no programa Copernicus de formação de formadores em África

Três especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) participam desde hoje, 19 de Junho, da Formação de Formadores Copernicus.

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia, que analisa o nosso planeta e o seu ambiente em benefício de todos os cidadãos. Oferece serviços de informação baseados na observação da Terra por satélite e dados in situ (não espaciais).

A formação é promovida pelo Grupo de Trabalho para África, no âmbito do Acordo-Quadro Europeu de Parceria sobre a Utilização do Copernicus (FPCUP), e tem por objectivo preparar os formadores africanos para o programa Copernicus, além disso, oferecerá uma formação especificamente adaptada aos desafios regionais e locais de África para garantir que a adopção da Observação da Terra seja contextualmente relevante para os formadores e formandos africanos.

O programa de formação visa também melhorar a utilização dos dados e produtos da Copernicus por parte dos utilizadores africanos. Ela será realizada em formato virtual (online) e decorrerá em dois períodos, o primeiro de 19 de Junho a 21 de Julho e o segundo de 18 de Setembro a 20 de Outubro de 2023.

O Copernicus é coordenado e gerido pela Comissão Europeia. É executado em parceria com os Estados-Membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu para as Previsões Meteorológicas a Médio Prazo (ECMWF), as agências da UE e a Mercator Océan.