Formandos do curso CANSAT trazem melhorias significativas na componente prática

O grupo de quatro formandos, composto por Ntumba Mavakala e Faitoma Jorge, da Universidade Kimpa Vita (UNIKIVI), Sabina Mpito, do Instituto Superior Politécnico do Zango (ISPOZANGO), e Menakuanzambi Isabel, Embaixadora do GGPEN para Educação Espacial, que participaram do Curso de Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélites (CANSAT), trouxe melhorias significativas na componente prática do mesmo.

Segue abaixo as contribuições:

• Mini Foguete: facilitaria fazer lançamento ao invés de ser largado através de um helicóptero;
• DroneSat: ajudaria a ter maior controlo do nosso Cansat nos termos de saída e descida, teríamos apenas que nos preocupar com a questão da energia para os dois (Drone e Cansat);
• Fita Solar: notamos que tivemos problemas com a energia do Cansat, portanto pesquisamos e concluímos que seria bom se optássemos por fitas solares que ficam no contorno da estrutura do Cansat para apoiar a alimentação dos componentes do Cansat;
• Sensor de Raio Ultra Violeta UV: este facilita enxergar em locais escuros e no seu uso com a câmara;
• Website: criamos um website cujo objectivo é publicarmos as nossas actualizações a respeito do Cansat Angolano;
• Configurar o GY-91: achamos também que o sensor GY-91 tem não só 4 funcionalidades, mas é necessário a boa configuração para colocar todos os sensores em funcionamento, incluindo o magnetómetro.

De acordo com os formandos, a componente teórica, apesar de ser longa, foi graças a esta que muitos conseguiram montar uma placa correctamente. A parte prática foi uma dos melhores que já tiveram, pois a electrónica que veem na universidade é muito próxima a que viram durante o curso, portanto parabenizam os formadores por serem tão esclarecedores. Colocaram em prática os conceitos teóricos o que os levou a pensar fora da caixa sobre a montagem e experienciar um novo ramo.

Alguns depoimentos:

“Com este curso, nos tornamos Embaixadores da Educação Espacial do GGPEN, o que é o maior dos benefícios que podíamos ter. As tarefas e motivação dos formadores para trabalharmos em equipa e juntos conseguimos desenvolver algo grande. Tivemos o privilégio de aprender com professores nacionais e internacionais como também algumas figuras importantes da área espacial”.

“Aprender e compreender que o Angosat-2 existe de facto, está em órbita e a fornecer serviços, como por exemplo o Conecta Angola. Ter o Cansat como plano para a monografia de fim de curso. Ganhar uma formação na Huawei, que apesar de não terminar por conta dos compromissos académicos que alguns temos nas nossas universidades, porém acreditamos noutra oportunidade que o GGPEN nos oferecerá dentro em breve. Estes são outros benefícios”.

“Os nossos próximos passos são disseminar o conhecimento de Educação Espacial adquirido durante o curso, impactar a vida de jovens com as possibilidades de formação e trabalho que a formação trás, expandir ao máximo o que podermos sobre o Programa Espacial Nacional com a realização de palestras, motivar os nossos amigos e colegas a enveredarem para este ramo, visto que é tão pouco explorado no nosso país por ser totalmente uma realidade nova”.

Promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), esta formação visa munir os formandos de conhecimentos sobre as funções, arquitectura e integração de subsistemas que compõem um satélite, dando assim a possibilidade do envolvimento da Academia Nacional em projectos relacionados com a Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

O curso, que decorreu no Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Luanda, de 08 de Maio a 14 de Junho, teve como ponto alto o Lançamento de Pequenos Satélites (CANSATS), na Escola de Formação de Forças Especiais (Comandos), em Cabo Ledo, e o apoio da Força Aérea Nacional (FAN).