Angola contribui para avanço espacial africano em Conselho Consultivo da ONU

O Conselho Consultivo da Geração Espacial (do inglês Space Generation Advisory Council, SGAC) é uma organização não-governamental de suporte às Nações Unidas, bem como uma rede de jovens profissionais e entusiastas do sector das tecnologias espaciais, que tem como missão trazer as opiniões de jovens profissionais e estudantes do sector para as Nações Unidas (ONU), indústria espacial e outras organizações, assegurando assim, o desenvolvimento da indústria espacial de uma forma sustentável. O grande propósito da organização é de conectar, engajar, inspirar e capacitar os próximos líderes da geração espacial. Actualmente, a rede SGAC conta com mais de 15 mil membros em mais de 150 países do globo tornando-a assim na rede primordial para os jovens profissionais da indústria.

A SGAC tem estatuto de observador permanente no Comité das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço, do Inglês United Nations Committe on the Peaceful Uses of Outer Space (UNCOPUOS), sendo também parceiro oficial da Federação Internacional de Astronáutica (IAF). Com o seu papel, a SGAC assegura o envolvimento e engajamento dos seus membros no desenvolvimento progressivo das políticas espaciais que ajudam a humanidade a desenvolver através do uso pacífico do espaço.

Os principais benefícios dos membros que participam na SGAC são:
• Ser parte da próxima geração dos líderes da indústria espacial nas Nações Unidas, Governos, Agências Espaciais e Academia;
• Participar de conferências e eventos internacionais mais importantes;
• Oportunidade de fazer parte de grupos de trabalho conjunto nas mais diversas vertentes da indústria espacial;
• Acesso exclusivo a bolsas, competições e prémios de viagens;
• Acesso personalizado a notícias, empregos e oportunidades de desenvolvimento de carreiras na área espacial.

Organização

A SGAC é constituída por um conselho executivo, formado por dois coordenadores, assim como 12 coordenadores regionais, a razão de dois (2) coordenadores por cada região, de acordo com as Nações Unidas. O Conselho Executivo é auxiliado por um Comité Executivo formado por um tesoureiro (1), um (1) conselheiro executivo, e dois (2) secretários entre outros. Outra parte da organização é formada por dois (2) pontos de contacto por cada país e membro escritos.

Principais Eventos

Congresso da Geração Espacial (SGC): É um evento organizado uma vez por ano, e é organizado juntamente com o Congresso Internacional de Astronáutica (IAC). Participam mais de 150 estudantes universitários e profissionais do sector seleccionados por um processo competitivo.

Fórum de Fusão da Geração Espacial (SGFF): É um evento anual que promove a junção de jovens de várias latitudes para discutir e trocar ideias através de painéis interactivos. Sendo uma grande oportunidade para discutir colaboração internacional.

SGx: Com a participação da Fundação dos Futuros Líderes do Espaço (FSLF) e SATELLITE, é um evento focado em tecnologia principalmente a espacial e tópicos sobre satélites.

Eventos Regionais: Os eventos regionais permitem discutir as questões numa perspectiva regional. Em África o Evento Regional Principal é o Workshop Africano da SGAC (AF-SGW).
A participação nesses eventos a nível nacional é promovida pela coordenação nacional da SGAC os pontos de contactos e os embaixadores para a educação espacial.

Grupos de Projecto

SGAC desenvolve projectos em diferente sector da indústria espacial, sendo que cada membro da organização pode participar em um dos diferentes grupos de trabalho:
• Segmento Comercial;
• Direito e Política Espacial;
• Objectos Próximos a terra (Near Earth Object) (NEO);
• Segurança e Sustentabilidade Espacial (SSS);
• Pequenos Satélites (SSPG);
• Exploração Espacial (SEPG);
• Ética e Direito Humano (EHR);
• Medicina Espacial e Ciência (SMLS);
• Aplicações Espaciais (STEA);
• Espaço e Cyber segurança.

SGAC Angola

A participação de Angola na SGAC tem sido de vital importância, principalmente, para as questões da região da África. Dentre os esforços do país, destacam-se a participação no 4º Congresso realizado em 2022, no Marrocos, onde o país ajudou a definir políticas do uso do espaço para um continente mais próspero usando observação da terra LINK, e aproveitando a sua experiência nas questões relacionada à observação da terra e inteligência artificial, sendo que as ideias apresentadas foram incluídas em um relatório posteriormente enviado a ONU.

Numa primeira fase, a coordenação da SGAC em Angola tem defendido políticas de modo a assegurar a inclusão célere dos jovens nacionais na organização, a participação em eventos regionais, bem como a inclusão de outras línguas como o português no website a SGAC e em matérias de apoio.

As principais actividades da SGAC em Angola encontram disponíveis aqui e brevemente serão organizados vários eventos, sendo os principais um Webinar nos próximos meses bem como um Hackton onde vários jovens poderão participar.

Autores:
Eng.º Luciano Lupedia
Chefe de Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais
Primeiro Ponto de Contacto da SGAC para Angola
Mestre em Ciências e Tecnologia na especialidade de Telecomunicações, Redes e Multimédia, pela Universidade de Ciência e da Tecnologia Houari Boumediene, Argélia.

Eng.º Atanilson Cachinjumba
Responsável pela Área de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica do Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais
Segundo Ponto de Contacto da SGAC para Angola
Licenciado em Engenharia Aeroespacial, pela Universidade de Manchester, Reino Unido.