Mais de 300 estudantes participam de palestra sobre tecnologia espacial em Luanda
No âmbito das actividades da Educação Espacial, foi realizada, no dia 29 de Abril, uma palestra formativa no Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO) sobre “Exploração espacial e as suas aplicações práticas: valências, benefícios e avanços tecnológicos derivados da exploração espacial”.
A palestra, que contou com a presença de 300 estudantes dos cursos de Electrónica e Telecomunicações e Engenharia da Computação, teve como oradores principais da parte do GGPEN, o Coordenador Nacional para a Educação Espacial, Dr. Lumonansoni Eduardo André, que se fez acompanhar pelo Embaixador para a Educação Espacial Engo. Gilson Rodrigues.
Com a duração de três horas, a palestra teve como objectivo principal despertar o interesse dos estudantes em áreas de ciências espaciais e proporcionar conhecimentos sobre o desenvolvimento e aplicações espaciais, benefícios e riscos do investimento no espaço.
Serviu também para estabelecer um contacto directo com a programação das missões espaciais de pequenos satélites (cansat), apresentar técnicas de programação do sistema de comandos e processamento de dados com base em microcontroladores, desenho de interfaces de recepção de telemetria, e, por fim, compreender os fundamentos e as técnicas utilizadas na comunicação via satélite, com especial enfoque nos aspectos de radiofrequência.
Durante a actividade, o Dr. Lumonansoni Eduardo André, apresentou aos estudantes e docentes presentes, os conceitos fundamentais dos satélites, tipo de satélites, desenho e construção de cansats angolanos, de forma abrangente, simulação de um satélite integrado no volume de uma lata de 300 ml e suas generalidades, desenho de uma missão destes pico satélites angolano, práticas de montagem de Cansats e tipos de lançamentos.
Fez-se também menção aos subsistemas tais como: subsistema de estrutura, EPS, comandos e processamento de dados, comunicação e carga útil. Fez-se uma dinâmica com o público, para melhor interação, que consistiu na observação directa dos componentes, culminando na desmontagem e montagem com sucesso dos mesmos.
Numa outra dinâmica, o Embaixador da Educação Espacial Eng. Gilson Rodrigues, falou da comunicação Vsat, aprofundando conhecimentos sólidos e técnicas necessárias para instalar, configurar e garantir a manutenção de antenas VSAT nas bandas C e KU, bem como a explicação simples sobre a cadeia de transmissão Vsat e a função da transmissão rádio base.
“Durante a palestra foram feitas várias perguntas ligadas ao tema, que foram respondidas de forma clara e concisa resultando na satisfação dos estudantes e consequentemente o reconhecimento merecido do grande trabalho de qualidade que o GGPEN tem feito a nível das telecomunicações, bem como da importância do investimento do Estado angolano neste sector”, disse, o Dr. Lumonansoni André.