Embaixador do GGPEN participa em evento espacial em França
O Embaixador para Educação Espacial do GGPEN, Braulio de Carvalho, vai participar no SG[France], evento organizado pelo Conselho Consultivo de Geração Espacial, em Apoio ao Programa das Nações Unidas sobre Aplicações Espaciais (SGAC, sigla em inglês), voltado para jovens dedicados a moldar o futuro da indústria espacial.
O evento, que este ano vai decorrer no dia 18 de Maio, em Lyon, e tem como lema “Terra Sustentável, Espaço Sustentável, Futuro Sustentável”, é uma oportunidade única para partilha de ideias e discussão sobre como a sustentabilidade pode ser integrada no sector espacial. Oferece ainda oportunidades de networking, onde profissionais com ideias semelhantes se reúnem para estabelecer conexões e colaborações valiosas.
O evento durará todo o dia, começando com uma conferência matinal com profissionais e especialistas do sector espacial, seguida de discussões e partilha de ideias com outros participantes sobre um assunto específico, entre os seguintes grupos de trabalho:
Sustentabilidade das Indústrias Espaciais
Sustentabilidade das Operações Espaciais
Aplicações Espaciais para Sustentabilidade Global
Economia e Regulamentação para Sustentabilidade Espacial
Os grupos de trabalho serão liderados por especialistas da indústria aeroespacial, agências e academia que irão auxiliar nos debates sobre o tema.
O Embaixador Bráulio, que vai participar no grupo “Sustentabilidade das Indústrias Espaciais”, mostra-se expectante com a possibilidade de adquirir mais conhecimento e partilhar ideias com os participantes:
“Será para mim uma ocasião de aprendizado e partilha de conhecimento, fundamentalmente porque este é um sinal de que a indústria espacial está preocupada e tem levado a cabo os procedimentos de segurança e sustentabilidade espacial”, disse.
SGAC
A SGAC é uma organização não-governamental que tem como objectivo representar estudantes e jovens profissionais às Nações Unidas (ONU), à indústria das agências espaciais e ao mundo académico. Tem observado permanentemente o estatuto no Comité da ONU para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS).
A SGAC tem uma longa história de capacitação da juventude no sector espacial e foi concebida na Terceira Conferência da Organização das Nações Unidas sobre a Exploração e Utilização Pacífica do Espaço (UNISPACE-III), em Viena, em 1999.
O Conselho Executivo da SGAC é composto por representantes de cada uma das seis regiões da ONU, e tem um maior grupo de representantes dos Estados-Nação. O foco está no aconselhamento pragmático sobre política espacial para decisores políticos, com base nos interesses dos estudantes e dos jovens profissionais, em geral na faixa etária 18-35, interessados no espaço de todo o mundo.