TECH-Gest: monitoramento de infra-estruturas em Angola

O serviço TECH-GEST destina-se também a monitorização e inventariação de infra-estruturas logísticas, pólos de desenvolvimento, zonas francas e corredores ferroviários dentro do escopo de actuação de qualquer empresa ou agência de logística.

O TECH-GEST utiliza imagens de satélite de alta resolução espacial (0.3 a 1.5 m), o que significa que objectos espaçados no solo em 30 centímetros poderão ser distinguidos. As imagens servem para uma identificação visual das infra-estruturas, inventariação de activos, categorização visual do seu estado e a identificação de infra-estruturas auxiliares (estradas, aeroporto, portos, barragens, rios, etc…).

As imagens de satélite são processadas com auxílio do aprendizado de máquina (machine learnig), discriminando e caracterizando a infra-estrutura e a área envolvente a mesma, com o mapeamento do uso e ocupação do solo, mapa de localização, mapa rodoviário, fontes de água e muito mais.

A inventariação de infra-estruturas, terrenos reservados com imagens de satélite de alta resolução, providenciam um conjunto de benefícios, desde a optimização do uso dos recursos, redução dos custos operacionais, valor agregado na prestação de serviço e tudo isto pago em moeda nacional.

O serviço TECH GEST alinha-se aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). 

DDAE – Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais

Luciano Lupédia

Elcano Gaspar

DEM – Departamento de Estudos e Mercados

Gilson dos Santos

Hugo do Nascimento