TECH-Agro e TECH-Ecologia apresentados no Seminário de Monitorização Ambiental

O Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA) convidou o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) para participar, nesta quinta-feira, 15, no Seminário de Monitorização Ambiental, que visa fortalecer a capacidade nacional e regional para abordar ameaças de doenças de interface humana, animal e ambiental.

No evento, enquadrado no Programa Regional de Melhoria de Vigilância de Doenças (REDISSE IV), o Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais do GGPEN, por via do Eng.º Elcano Gaspar, fará a apresentação dos serviços TECH-Agro e TECH-Ecologia.

O evento contará ainda com a presença da Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, e representantes de instituições como Direcção Nacional da Saúde, Direcção Nacional de Segurança Industrial, Emergências e Ambiente, Instituto Nacional de Investigação Pesqueira, Organização Mundial da Saúde, Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, Nova Cimangola, Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação, Otchiva, Angola LNG, Directores Gerais e Nacionais, dentre outras individualidades.

O TECH-Agro é um serviço destinado a agricultores, que permite analisar o estado dos campos agrícolas a partir da monitorização do desenvolvimento vegetal usando o índice de vegetação obtidos a partir de dados de satélites e drones.

A TECH-Ecologia é uma solução que faz recurso a imagens de radar por satélite permitindo detectar, monitorar e alertar sobre a ocorrência de derrames de petróleo no offshore nacional.

A actividade terá início às 08h, no Hotel Royal Plaza.