“Queremos contribuir para o sucesso do Programa Espacial Nacional”

Os engenheiros Osvaldo Porto e Júlio Morais, quadros do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), receberam os seus diplomas de Mestres, na cerimónia de graduação do ISAE-SUPAERO para Mestrado e Mestrado Avançado em Gestão de Projectos Aerospaciais. A cerimónia, que aconteceu no dia 02 de Dezembro de 2022, foi transmitida no Youtube.

No âmbito da parceria entre o Estado, por intermédio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), com a empresa francesa Airbus, o GGPEN, juntamente com a maior empresa aeroespacial e de Defesa na Europa, desenhou um programa espacial junto do ISAE-SUPAERO, que já formou, até o momento, 08 mestres angolanos em Aplicações e Projectos Espaciais, quadros do Programa Espacial Nacional – número este que irá subir para 11, com a recém formação dos três engenheiros angolanos que encontram-se em Toulouse.

O recém-formado Eng.º Osvaldo Porto salientou que o curso de Mestrado em Gestão de Projectos Aeroespaciais permitiu-lhe “adquirir e moldar uma série de conhecimentos a nível de gestão e engenharia aerospaciais, isto é, desde projectos espaciais à aeronáuticos”.

“Realçar que o facto de ter a minha base de engenharia em Electrotecnia e Telecomunicações, adicionada à experiência profissional adquirida durante as minhas funções no Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), permitiu criar uma base sólida sobre a fundação de projectos no sector espacial. Como passos adiante, o meu objectivo é contribuir para o sucesso do Programa Espacial Nacional. Com base nos projectos na carteira do GGPEN, penso haver aqui uma oportunidade de prestar o meu conhecimento em diversas áreas da organização, desde a operacionalização dos produtos dentro do portfólio e a inicialização de novos projectos. Para a carreira académica, fica aqui a ambição de avançar para o doutoramento, considerando o facto de que a maioria dos projectos espaciais em África são terceirizados, trazer uma perfectiva de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) no sector espacial angolano é uma meta atraente para o desenvolvimento do ecossistema Nacional, avançou.

Por sua vez, o Eng.º João Júnior afirmou que durante o curso teve “a oportunidade de conceber ferramentas e soluções em áreas como meio ambiente, agricultura, planeamento urbano e sistemas de telecomunicações. O corpo docente é formado por uma equipa altamente qualificada e com total domínio sobre o assunto. Ter feito o mestrado em Serviços e Aplicações Espaciais foi de grande importância possibilitando-me agregar competências técnicas, assim como ter contacto directo com estudantes das mais variadas origens com diferentes experiências académicas e profissionais, e professores de excelência, reconhecidos internacionalmente. O estágio profissional realizado no INRAE (Instituto Nacional de Pesquisas da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente de França), melhor instituição do mundo ao nível de pesquisa em agricultura, alimentação e ambiente, permitiu-me desenvolver as minhas potencialidades em pesquisa científica. Tive a oportunidade de trabalhar ao lado de pesquisadores extremamente competentes e dedicados. Foi uma experiência inovadora, magnífica, e representa uma nova fase na vida profissional e pessoal.

O GGPEN reiterou os parabéns aos três recém formandos que se juntarão, já no final do mês de Dezembro, à equipa a darem o seu melhor para o desenvolvimento dos projectos em curso.