Tech-Ecologia para monitoramento ecológico da costa angolana 

A intervenção humana através da exploração petrolífera ao longo da costa angolana, faz com que o meio sofra influência directa e indirecta. Influência que muitas vezes resulta na contaminação do ambiente, alterando significativamente a biodiversidade na região de exploração e arredores, gerando uma problemática muito séria no país e no mundo.

Como medida para mitigação desta problemática, o GGPEN desenvolveu uma plataforma denominada TECH-ECOLOGIA – um serviço web, que faz recurso a imagens de satélite de alta resolução, imagens de radar por satélite (SAR), para tornar possível o monitoramento e alertas de derrames de petróleo ao longo da costa angolana (offshore).

O serviço Tech-Ecologia disponibiliza aos seus usuários uma ferramenta de visualização web que contém uma interface gráfica que permite aos usuários acederem de forma rápida e simples as informações sobre os derrames detectados e relatórios de monitoramento em PDF, assim como dados estatísticos, para poderem colmatar o desafio que é enfrentado, porque muitos dos derrames não são comunicados as entidades.

Esta solução consiste num serviço completamente inovador no mercado nacional, que permite estimar a frequência de ocorrência de derrames nos diferentes blocos de exploração, quantifica a área do petróleo derramado. É uma mais valia nacional, porque os nossos clientes podem pagar em moeda nacional.

O serviço TECH-Ecologia alinha-se aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 3 (saúde e bem-estar), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infra-estrutura) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).


DDAE – Departamento de Desevolvimento de Aplicações Espaciais.

Luciano Lupédia
Elcano Gaspar

DEM – Departamento de Estudos e Mercados

Gilson dos Santos
Hugo do Nascimento