Prosseguem trabalhos de monitoramento do ANGOSAT-2

Os trabalhos de monitoramento do ANGOSAT-2 seguem o curso normal conforme a planificação e a recomendação que consta da documentação de operação do satélite.

Durante a semana em curso, tem se trabalhado na orientação da antena da banda Ka, usando o sinal de uma das antenas instaladas no satélite. É um processo complexo e que requer alta precisão na inserção dos dados, porque disto depende o alinhamento da antena terrestre.

É igualmente mais um processo de capacitação e desenvolvimento de conhecimento prático para os especialistas do GGPEN que no dia-a-dia, tem estado envolvidos nas referidas operações, que devido ao seu elevado grau de complexidade e sensibilidade requerem especialistas com boa preparação acadêmica e dedicados.

Os trabalhos em curso tem igualmente contado com a participação e apoio dos especialistas russos que tem igualmente a tarefa de no dia-a-dia transmitirem a experiência e o conhecimento aos especialistas do GGPEN.

Dentre as tarefas desenvolvidas, destacamos igualmente a criação e verificação dos diagramas de radiação das antenas, elemento fundamental para definição da cobertura final do satélite, bem como a variação do azimute e elevação das antenas envolvidas no processo de monitoramento do satélite.