Especialistas do GGPEN concluem mais uma formação para operacionalização do ANGOSAT-2

No âmbito do processo de formação e capacitação dos especialistas angolanos para a operacionalização do satélite ANGOSAT-2, realizou-se entre os dias 18 e 19 de Outubro, uma formação (Teórica e Prática) sobre o funcionamento do sistema de transmissão e recepção da Banda Ka, instalada recentemente no Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), localizado na Comuna da Funda.

A formação teve como foco o manuseio dos equipamentos de transmissão e recepção do sistema, introdução ao software de monitoramento, manutenção preventiva e correctiva dos equipamentos, bem como a detecção e resolução de situações não nominais.

Realizada por especialistas da STECCOM, participaram da formação um total de quatro especialistas do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), afectos à área do Canal de Serviço do MCC.

Durante a formação foram abordados os seguintes tópicos: descrição do sistema de antena da Banda Ka, composição do sistema de antena da Banda Ka, sistema automatizado de monitoramento e controlo da Banda Ka, manutenção dos sistemas de antena da Banda Ka e resolução de anomalias no sistema da Banda Ka.

De ressaltar que o ANGOSAT-2 foi desenhado e construído para cobrir todo o Continente Africano e parte significativa do Sul da Europa, na Banda-C, e cobertura quase total da parte Sul de África na Banda-Ku. A Banda-Ka servirá somente para a Gateway que estará em Luanda.