ANGOSAT-2 vai colocar-se na posição 23E no espaço geoestacionário

O ANGOSAT-2 já está em órbita e nos próximos tempos estará na posição 23E no espaço geoestacionário, de onde vai cumprir a sua missão. A informação foi transmitida pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Mário Oliveira, directo da Embaixada de Angola na Rússia, esta quinta-feira, 13.

“O satélite está a ter o seu comportamento esperado. Hoje temos as antenas da banda Ku e da banda C abertas. Temos os painéis abertos. Estamos com o ANGOSAT a uma velocidade ligeiramente superior àquilo que era expectável, o que vai fazer com que ganhemos alguns dias na chegada do ANGOSAT à sua posição orbital”, informou.

O ministro Mário Oliveira destacou ainda o trabalho que já vem sendo realizado pelos especialistas no Centro de Controlo e Missão de Satélites, na Funda: “isso são informações que a telemetria tem enviado à Terra e tem sido analisadas diariamente, tanto pelas equipas russas, como pelas equipas técnicas. Equipa técnica que não se cinge só à equipa que está na Rússia. Temos uma equipa na Funda e nesse preciso momento ela que tem estado a olhar para o comportamento do satélite”.

“São nossos quadros angolanos que estão a olhar em primeira instância para o comportamento do satélite, claro que com o apoio das equipas russas, tanto no Cosmódromo de Baikonur, assim como em Moscovo”.

O ministro finalizou o seu discurso destacando “o ANGOSAT é uma realidade”.

“Esperemos que num breve tempo, cerca de 90 dias, possamos então iniciar os serviços de telecomunicações”, avançou.