ANGOSAT-2 já está em fase de testes

Em conferência de imprensa, nas primeiras horas desta quinta-feira, 13, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou que estão a ser feitos os testes preliminares com sucesso e verificados todos os parâmetros telemétricos do ANGOSAT-2.

“Podemos falar, sem medo de errar, que a probabilidade de alguma coisa falhar é extremamente pequena e estamos satisfeitos com tudo aquilo que foi feito até agora”, disse em Baikonur, às 04 da manhã, 1 hora em Angola.

Informou ainda que o Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), na Funda, Luanda, já está a acompanhar todos os parâmetros que vêm do satélite.

Participou ainda da conferência de imprensa, o director geral da Agência Espacial Russa (Roscosmos), Yuri Borisov, que informou que de acordo com os dados obtidos, não há qualquer sinal que aponte algo errado, pois tudo está a funcionar com naturalidade.

“O satélite foi lançado para o ponto determinado, os painéis solares abriram, começando de imediato o processo de orientação”, disse.

O ministro Mário Oliveira destacou ainda que este facto vai impulsionar o país para que esteja na linha da frente para o desenvolvimento e também para a prestação de serviços de qualidade na área de Telecomunicações.