Mais de 600 pessoas participam das actividades da Semana Mundial do Espaço em Angola

Pelo quinto ano consecutivo, Angola comemora a Semana Mundial do Espaço, que este ano teve como tema “Espaço e Sustentabilidade”, com a realização de diversas actividades, entre os dias 4 e 10 de Outubro. Ao todo, mais de 600 participantes, dentre os quais estudantes do ensino primário, ensino superior, médio e base, bem como profissionais da área da engenharia, participaram dos eventos que ocorreram em Luanda.

No total, foram realizadas oito actividades, desde palestras, workshops sobre espaço e sustentabilidade, actividades recreativas e educativas organizadas por instituições, tais como a Arotec, uma organização focada nas diversas áreas de tecnologia e com destaque na robótica, ISPTEC, Kandengues Cientistas, Nestlé, através da Aliança para a Juventude, e Instituto de Gestão Ambiental (INGA).

Tais actividades contaram com o apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), cujos especialistas apresentaram nos diferentes eventos, como as tecnologias espaciais e recursos do espaço podem apoiar a sustentabilidade.

De realçar, que os eventos do Acto de Abertura da Semana Mundial do Espaço, que contou com a presença do ministro do #MINTTICS, Mário Oliveira, e a palestra promovida pelo ISPTEC, foram eventos que com a parceria com o #INFRASAT, foram também acompanhados online pelos internautas, através de streaming nas páginas do Facebook e youtube do GGPEN. Nestas ocasiões, foram apresentadas três aplicações espaciais, que utilizam imagens de satélite para a detecção e monitorização de activos, nomeadamente, Tech-Gest, Tech-Agro e Tec- Ecologia.

Estas ferramentas foram desenvolvidas pelos especialistas do GGPEN e estão alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as agendas 2030 (ONU) e 2063 (União Africana).

Além de palestras e workshops foi também promovido pelo GGPEN o curso de Comunicação Via Satélite: Fundamentos de Rádio Frequência, Procedimentos de Instalação e Manutenção de VSAT para formadores, que tem como meta formar profissionais de mais de 30 universidades nacionais.

Neste curso participaram representantes de várias instituições de ensino do nosso país, tais como a Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, Universidade Católica de Angola, UTANGA, Universidade de Belas, ISTM, ISPOZANGO e ISPAJ. Tiveram também a oportunidade de participar nesta formação três bolseiros e três sorteados no Facebook do GGPEN, sendo que no total, foram formados 16 formadores.

De realçar, que no decorrer das actividades em celebração da Semana Mundial do Espaço teve também lugar a realização de concursos ligados à robótica e a forma como podem ser utilizadas estas tecnologias de forma sustentável ao ambiente bem como demonstrações de cansats, satélites em miniatura, sendo uma forma didáctica de demonstração de um satélite convencional.

No decorrer da Semana Mundial do Espaço 2022 foi possível envolver outras instituições e diversos participantes, bem como promover a transferência e partilha de conhecimentos ao cidadão, em geral, sobre os benefícios no espaço, bem como o contributo da ciência e da tecnologia para a melhoria da condição humana.
Em 2021, a organização da Semana Mundial do Espaço contabilizou mais de 6.000 eventos em mais de 96 países, incluindo Angola, sob o tema “Mulheres no Espaço”.