GGPEN participa da Reunião Anual da NASA para Programas sobre Recursos Hídricos

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) participou, de 5 a 7 de Outubro, do evento “NASA Water Resources Program Meeting”, em Salt Lake City, Estados Unidos. O evento anual foi realizado pela NASA Water Resources Team e pelo Western Water Applications Office (WWAO). Teve como objectivo verificar os avanços e impactos alcançados pelos diferentes projectos financiados pelo programa.

O convite para participar neste evento, do mais alto nível, foi feito pela directora do Space Enabled Research Group, MIT Media Lab, Drª Danielle Wood, no âmbito do projecto de “Apoio a Gestão da Seca em Angola usando Modelagem Integrada do Meio Ambiente, Vulnerabilidade, Tomada de Decisão e Tecnologia (EVDT)”, um projecto que resulta da colaboração entre o MIT, cujo os investigadores principais são a Dr.ª Danielle Wood e Dr. Zolana Rui João, doutorado pela Universidade de George Washington.

O projecto, que conta com o suporte financeiro de USD 550 mil da NASA, tem como meta criar um Sistema de Apoio à Decisão de Secas para Angola.

O GGPEN esteve representado no evento pelo Eng.º Luciano Lupédia, Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Aplicações Espaciais, no âmbito da estratégia de transferência de conhecimentos e capacitação de quadros nacionais com o que há de mais moderno e actualizado na indústria espacial mundial.