GGPEN e MIT – A união que faz a força

Não podemos observar simplesmente as grandes instituições pelos seus feitos, mas também nas parcerias sólidas e estratégicas construídas ao longo do tempo. É deste modo que o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), através da liderança da sua direcção, vem se posicionando no plano nacional e internacional, fortificando as suas relações com as melhores instituições do mundo.

Quando o Sul de Angola começou a enfrentar a problemática da seca, o Governo de Angola procurou diferentes meios e instituições para colmatar e minimizar a situação. O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), em particular, também não cruzou os braços, e fez chegar ao Governo uma proposta para alavancar o programa emergencial de combate à seca no Sul de Angola, através da parceria entre o GGPEN e o Massachusets Institute of Technology (MIT), nos EUA, com recurso às tecnologias espaciais.

Fruto desta parceria, criou – se o projecto intitulado “Apoio à Gestão da Seca em Angola”, que usa o modelo de Integração do Ambiente, Vulnerabilidade, Tomada de Decisão e Tecnologia (EVDT – do inglês Environment, Vulnerability, Decision Making and Technology), que é um framework usado para combinar a informação do meio com impacto socioeconómico que pode ser negativo ou positivo.

Como as decisões tomadas são em escala local ou regional, então, levar em consideração o uso da informação geoespacial mapeada, e a combinação das informações de diferentes centros de dados com diferentes fontes, enaltecem a resolução destes mesmos problemas regionais e não só, bem como incentivam a criação de infraestruturas tecnológicas que causam um desenvolvimento sustentável.

A criação deste tipo de infra-estruturas, proporcionam a aplicação real, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pelas Nações Unidas na agenda até 2030. Como por exemplo o ODS 4 (educação de qualidade), 9 (Indústria, inovação e infraestruturas) e 13 (Acção climática).

Os trabalhos culminaram numa injecção de capital de 550 mil dólares por parte da Agência Espacial Norte Americana (NASA), em Maio de 2022, numa solicitação de apoio feita pela Directora do Space Enable Research Group, MIT Media Lab, Dra. Danielle Wood e pelo Director Geral do GGPEN, Zolana Rui João, Doutor em Engenharia pela George Washington University (EUA).

A parceria serve para a partilha de dados reais em todos os sectores para facilitar a resolução de problemas e a tomada de decisão. Para ter uma ideia, quando o mundo enfrentou a crise sanitária global causada pelo COVID-19, o GGPEN (Angola), Brasil, México, Chile e o MIT (EUA) desenvolveram uma ferramenta para a tomada de decisão com a iniciativa do MIT, aonde angola prestou maior atenção na mobilidade e no meio ambiente.

Um dos frutos da parceria é a plataforma de monitorização de diferentes índices biofísicos espaciais (nível de precipitação, humidade do solo, temperatura, águas superficiais,) índices socioeconómico (densidade populacionais, mapas demográficos), dados combinados para ajudar na tomada de decisão. Estes dados que o grupo de pesquisa Space Enabled” do MIT (Massachusetts Institute of Technology) usa, são colectados por diferentes satélites: Landsat series, sentinel-2, sentinel-1 e Planetscope.

A actualmente as equipas trabalham na inserção de diferentes variáveis na plataforma, para monitorar o ambiente, tais como: NOx – Família dos óxidos de nitrogénio, SOx – Família dos óxidos de enxofre, COx – Família dos óxidos de carbono, O3 – Ozono, HCT – Hidrocarbonetos totais, HCM – Hidrocarbonetos metanoicos, HCNM – Hidrocarbonetos não-metanóicos, PM2,5 PM10 – Partículas inaláveis de 2.5 e 10 micrometros, a medição de gases de efeito estufa, nomeadamente: metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O), Índice de desempenho ambiental – do inglês: Environmental Performance Index(EPI). A monitorização destes dados despoletará uma série de medidas para a redução da poluição do ar, conciliando com o ODS 3 (saúde de qualidade).

Do mesmo modo algumas variáveis socioeconômicas serão adicionadas para serem observadas e permitir a sua monitorização, tais como: População em rede mundial – do inglês: Gridded Population of the World v4.11(2020) e o Grau global de probabilidade de expansão urbana até 2030. A monitorização destes índices culminam com o ODS 8 (Crescimento ecónomico).

É com bastante satisfação que a equipa de técnicos do GGPEN encara os desafios, em conformidade com os ODS estabelecidos pelas Nações Unidas, com excelente competência profissional dos seus quadros, ODS 4 (Educação de qualidade), elevando Angola num grau diferenciado da competência de Engenharia internacional.

Autores:
Gilson dos Santos
Mestre em serviços e Aplicações espaciais, pelo Instituto ISAE-SUPAERO, França.

Hugo do Nascimento
Mestre em serviços e Aplicações espaciais, pelo Instituto ISAE-SUPAERO, França.
Mestre em Sistemas de Telecomunicações e Multicanais, pela universidade RSREU, Rússia.