Tech-Ecologia: ANPG testa serviço do GGPEN para monitoramento de derrame de petróleo

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) disponibilizou o serviço Tech-Ecologia à Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) para que esta experimente durante um mês. A disponibilização aconteceu na sexta-feira, 20, quando as duas instituições se reuniram para discutirem os trâmites, durante o tempo de disponibilização da referida ferramenta.

Durante um mês, os técnicos do Gabinete de Segurança Ambiental, do Gabinete de Arquivo e Dados da ANPG, disfrutarão da ferramenta e, com apoio do GGPEN, a Tech-Ecologia será personalizada no sentido de adequar às necessidades específicas da ANPG.

O Tech-Ecologia é uma solução nacional para monitorar e detectar derrame de petróleo, a partir de imagens de satélite. O serviço vai permitir à ANPG receber alertas de ocorrência de derrames e obter dados sobre a frequência e quantidade de petróleo derramado no offshore nacional.

O monitoramento de derrames de petróleo usando satélites permite monitorar grandes extensões de área do oceano a custo reduzido. Numa imagem radar por satélite do oceano, o petróleo derramado se distingue da água do mar por características, como o nível de cinza dos pixéis, textura, forma e brilho, tornando fácil a sua detecção.

O Tech-Ecologia permite monitoramento diário, semanal ou sob demanda de um determinado bloco petrolífero, fornecendo aos clientes relatórios de monitorização de derrames e acesso à ferramenta online de monitorização de derrames, disponibilizando dados sobre frequência e a extensão da área atingida pelos derrames.

O serviço é assegurado por soluções tecnológicas de ponta aliado ao capital humano nacional qualificado.

Para obter mais informações sobre o Tech-Ecologia acesse o nosso Portal de Serviços.