Mini-curso Aplicações Espaciais: estudantes utilizam imagens de satélite para estudo da vegetação na floresta do Mayombe

O mini-curso gratuito Aplicações Espaciais para Startups, ministrado pelo GGPEN durante a 13ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do ITEL (FITITEL), reuniu 64 participantes, durante os dois dias de formação.

A formação, que atendeu um convite feito pela direcção do Instituto de Telecomunicações (ITEL), teve por objectivo mostrar as potencialidades do negócio das aplicações espaciais em Angola, o uso de imagens de satélite, fontes de dados e ferramentas open-source para sistemas de informação geográfica e processamento de imagens.

Esteve subdividida em duas partes, sendo a primeira dedicada a conceitos teóricos, onde foram leccionados conceitos sobre aplicações espaciais, sensoriamento remoto, ondas electromagnéticas, índices radiométricos e sistemas de coordenadas. Na parte prática, os formandos realizaram um caso de estudo prático, onde usaram imagens de satélite para fazer o estudo da vegetação na floresta do Mayombe, concretamente na comuna do Nhuca, Município do Bucu Zau, província de Cabinda.

Os mapas por eles elaborados permitem identificar as regiões onde a vegetação é saudável com floresta preservada e as áreas desmatadas, de modo a alertar as entidades de direito.

Os participantes mostraram-se entusiasmados com o conteúdo transmitido pelos técnicos do GGPEN. Em declarações ao final do mini-curso, o Presidente do Conselho Consultivo Nacional da Associação dos Inventores e Inovadores de Angola, Joel Guilherme, disse estar satisfeito com o conteúdo aprendido.

“Tive o privilégio de frequentar o curso e dizer que estou muito satisfeito pelo facto de saber que temos angolanos formados e capazes de desenvolver softwares e dar esclarecimentos no que diz respeito às aplicações espaciais”, ressaltou.

Participativos, muitas foram as perguntas sobre o que são efectivamente aplicações espaciais, como começar a desenvolvê-las, as potencialidades do negócio e sobre que caminho deve ser trilhado pelas startups para ter sucesso nesta área de negócio.

Os participantes também aprenderam sobre os passos dados pelo GGPEN no desenvolvimento de Produtos e Aplicações Espaciais, desde a identificação de uma necessidade de utilização de aplicações espaciais, o desenvolvimento de casos de estudos, o desenvolvimento de aplicações e serviços, validação e disponibilização dos mesmos no mercado.