Vice-Presidente destaca formação de quadros na área aeroespacial

A formação e a capacitação de jovens quadros angolanos nas áreas de telecomunicações e comunicação via satélite, um dos pilares do Programa Espacial Nacional que vem sido implementado pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), mereceu destaque durante o discurso proferido pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, na abertura do Angola Digital Fórum, nesta quarta-feira, 13, em Luanda.

“Seguimos com atenção a formação e a capacitação de jovens nas áreas de telecomunicações e tecnologias de informação, segurança informática e comunicação via satélite, nomeadamente no quadro do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional”, referiu o Vice-Presidente da República.

O GGPEN tem em curso um programa de formação de quadros para tornar a indústria espacial nacional competitiva, com jovens angolanos sendo enviados para cursarem mestrado e doutorado nas maiores universidades aeroespaciais do mundo.

O GGPEN é composto, actualmente, por 33 licenciados, 20 mestres e 5 doutores formados em universidades como o ISAE-SUPAERO, França, e a George Washington University, nos EUA.

De ressaltar, que o GGPEN, em parceria com o CFITEL e o ISPTEC, oferece os cursos de Manutenção e Instalação de Antenas VSAT e Comunicação Via Satélite Fundamentos de Radiofrequência, Instalação e Manutenção de VSAT, respectivamente.

Os cursos têm como objectivo oferecer uma oportunidade para aqueles que pretendem ter uma experiência teórico-prática nas matérias relacionadas com as comunicações via satélite, como estudantes e professores, ou actuam no sector das telecomunicações, como técnicos, engenheiros de campo VSAT, engenheiros de suporte, instaladores de antenas e gestores operacionais de rede VSAT, a fim de que possam aproveitar as oportunidades de trabalho advindas com o lançamento do ANGOSAT-2.

O Angola Digital Fórum é um evento que visa estimular a criação, disseminação e aplicação de conhecimento da área de Transformação Digital, na integração entre negócio e tecnologia e entre a academia e prática.

O evento, que está a ser realizado nos dias 13 e 14 de Abril, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), contou também com a presença do Secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto de Oliveira, em representação do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), Manuel Homem.