Mestrado: técnicos do GGPEN adquirem conhecimento sobre a indústria aeroespacial

Deste Setembro de 2021, três técnicos do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) encontram-se em Toulouse, França, a frequentar os cursos de mestrado em Gestão de Projectos Aerospaciais (APM) e Aplicações Espaciais e Serviços (SPAPs), nas mais renomadas universidades ligadas à Indústria Aeroespacial europeia, o ISAE-SUPAERO –  Institut Supérieur de l’aéronautique et de l’espace, a ENAC – Ecole Nationale de l’Aviation Civile, e a EAEL’École de l’air et de l’espace.

Entre diversas dinâmicas envolvendo actividades académicas e visitas em algumas renomadas empresas do sector aeroespacial, os técnicos estudaram temáticas como: Gestão de Inovação e Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – Remotely Piloted Aircraft Systems), Gestão Estratégica de Patentes, Financiamento de Projectos, Impactos Económicos dos Programas Industriais, Projectos Multiculturais, Gestão de Recursos na Perspectiva de Projectos, Gestão de Programas de Aquisição e Desenvolvimento (A&D – Acquisitions and Development), Satélites de Telecomunicações para Celulares, Sistemas de Comunicação via Satélite de Banda Larga em grande escala,  dentre outras.

Os referidos programas de mestrado envolvem um balanceamento de aulas teóricas e práticas e devem obrigatoriamente terminar com uma aplicação prática dos conhecimentos, em empresas do sector Aeroespacial na zona Europeia, como meio de aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos.

Sendo que os referidos mestrados são destinados a profissionais com uma prévia experiência no sector Aerospacial, as aulas são ministradas na língua inglesa, o que permite a partilha de experiências e conhecimentos com outros profissionais provenientes de diversas entidades do sector a nível do mundo.

O mestrado em Gestão de Projectos Aerospaciais (APM), dos quais participam os Engenheiros Osvaldo Porto e Júlio Morais, fornece uma visão geral da indústria aeroespacial internacional militar ou civil e oferece habilidades actualizadas, conhecimento de ponta e competências necessárias para liderar com sucesso equipas de projectos ou programas na indústria aeroespacial e de defesa no âmbito global.

O programa é ministrado por especialistas ou professores com ampla experiência em projectos aeroespaciais, com uma combinação de apresentações formais, exercícios em sala de aula e casos de estudo. Os objectivos desta abordagem prática é dotar os mestrandos de técnicas e ferramentas actuais em gestão de projectos tendo em conta as especificidades industriais, económicas ou legais do negócio aeroespacial.

O mestrado em Aplicações Espaciais e Serviços (SPAPs), do qual participa o engenheiro João Junior, permite aprimorar os conhecimentos em sistemas espaciais e seu uso nas áreas de observação da Terra, comunicações e navegação. Os alunos serão obrigados a projectar aplicativos e serviços espaciais usando exemplos concretos e trabalho experimental.