Especialistas de Satélite da SADC participam de formação

O PMO Angola participou, no dia 02 de Março, na formação voltada para os integrantes do Grupo Técnico de Trabalho dos Especialistas de Satélite da SADC, que teve como tema o cálculo dos Valores da Situação de Referência usando o GIBC PFD (Terrestrial Service) e GIMS, para os Estados Membros com parcelas nacionais degradadas no Plano FSS (AP30B), tendo em vista as propostas apresentadas por Luxemburgo para restaurar as suas parcelas.

A formação é resultado duma das orientações saídas da reunião dos Ministros da SADC responsáveis pelas TIC e Informação, decorrida de 6 à 9 de Julho de 2021, orientando o Secretariado da SADC no sentido de facilitar a convocação de webinars e formações online relacionados com a Resolução 559 (WRC-19) para os Estados-Membros. Participaram da formação técnicos do GGPEN e do INACOM.

O uso de tecnologia de satélite é um elemento importante para a estratégia das TIC na região da SADC. Existe, actualmente, uma grande dependência de serviços de satélites estrangeiros que estão fora do alcance de muitos Estados Membros da SADC.

Percebendo a necessidade urgente da região responder aos desenvolvimentos na tecnologia de satélite ou o risco de ser deixada para trás e marginalizada economicamente, em 2017, os Ministros responsáveis pelas TIC da SADC exortaram os Estados Membros a estabelecerem um Comité de Peritos em Satélite para desenvolver a Estrutura de Partilha de Satélite da SADC.

O objectivo da estrutura para o Programa de Satélites partilhados da SADC é de aproveitar o potencial da tecnologia de satélite para fornecer serviços e produtos de comunicação por satélite para atender às necessidades económicas, políticas, sociais e ambientais da SADC.