Formandos utilizam dados de drone para mapeamento de plantações de coco

Dando sequência à segunda fase do curso de Montagem, Operacionalização e Processamento de Dados de Drones, na Academia de Drones e Dados Africana, as principais actividades como montagem do Drone EcoSoar, Aplicação de DeepLearning foram concluídas.

O DeepLearning (ramo da Inteligência Artificial e aprendizado de máquina) foi utilizado para o monitoramento de plantações de palmeiras a partir de imagens de drones.

Fez-se recurso ao Deeplearning com ArcGis Pro para identificar as árvores de palmeira, estimar a quantidade e identificar quais árvores precisavam de cuidados. O caso de estudo foi feito a partir de imagens de drones captadas na ilha Sudeste do Pacífico, Kolovai, Tong.

Realizou-se a montagem do Drone de Asa Fixa em forma de aeronave de asa DELTA que foi originalmente concebido pela universidade de Virginia, e usado apenas na ADDA.

Os trabalhos incluíram a montagem da estrutura, instalação dos sistemas eléctricos, instalação dos computadores controladores de voo, instalação dos sistemas de propulsão (Motores e Sistema de Alimentação), Sistemas de GPS e de Rádio Comunicação e calibração dos instrumentos.

Para a componente da Dados da formação, começou-se os trabalhos com análises espaciais avançadas usando ArcGis Profissional. Sendo que a primeira componente prática foi a criação de um modelo preditivo para selecção do habitat propício para um organismo.

O DDT Nível 2 é um curso presencial de 6 semanas que se baseia na teoria abordada no CDDT Nível 1. Várias sessões de laboratório, por exemplo, sistemas de propulsão, integração de câmaras (carga útil) e rádios são cobertas. Os alunos construirão drones de asa fixa e quadcopter a partir do zero, solucionarão problemas e voarão com eles. Além disso, os alunos trabalharão em projectos de design que incluem campanhas e análises de colecta de dados.

Com essas certificações à nível internacional será possível ao GGPEN criar programas de certificação de Drone e Dados a nível Nacional para ensinar outros angolanos, bem como aplicar tal conhecimento nas tarefas já desempenhadas, que tem a ver com o sensoriamento remoto por satélite.