ISPTEC: GGPEN apresenta propostas de projectos no sector espacial

Com base no Protocolo de Entendimento, assinado a 04-12-2021, entre o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para Expansão das Acções Formativas sobre a Ciência, Tecnologia e Indústria Espacial, bem como a disseminação da cultura espacial na Academia Nacional, decorreu, na última sexta-feira, 10, um workshop na sede do ISPTEC, no Talatona.

O workshop teve como objectivo apresentar propostas para projectos de investigação e desenvolvimento em Pequenos Satélites, Microfoguetes e Mecânica Orbital. No âmbito do protocolo de entendimento, o GGPEN apresentou todas as iniciativas que têm vindo a desenvolver, desde 2015, que encaminhados à academia impulsionará a criação de uma rede universitária nacional de ciência e tecnologia espacial.

As propostas de projectos apresentados no encontro basearam-se nas linhas orientadoras da Estratégia Espacial Nacional, em particular no Eixo 2: Capacitação e Promoção do Sector Espacial. O referido eixo alberga desafios como o projecto de Desenho, Construção e Lançamento do primeiro Cubesat Académico na República de Angola, que para a sua persecução, necessita a criação de um programa estruturado de capacitação em matéria espacial que abarque as áreas científicas e tecnológicas essenciais neste domínio, e por outro lado através das formações dos utilizadores finais.

Tendo em conta também as iniciativas do ISPTEC ligadas à propulsão e mecânica Orbital foram ainda apresentados pelos especialistas de Balística do GGPEN, cursos de curta duração em temáticas sobre microfoguetes, mecânica orbital, bem como diversos temas para Trabalhos de Término de Curso (TTC) para os estudantes interessados do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências.

O ISPTEC acolheu a actividade com a participação massiva de estudantes, que mostraram-se satisfeitos, interessados e aproveitaram ao máximo o momento de perguntas e respostas. Participou ainda neste evento o Director Geral do ISPTEC, professor doutor Marcílio Manuel dos Santos, que destacou o facto de que todos estudantes que vierem a se envolver na rede ou núcleo universitário, deverão passar pelos cursos de curta duração propostos pelo GGPEN, de modo a prepararem-se e acrescentarem valor nas matérias de domínio da tecnologia espacial.