Iniciam trabalhos de manutenção dos sistemas de controlo e operação do ANGOSAT-2

No âmbito do projecto ANGOSAT e das responsabilidades da Parte Russa, decorre no Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC, na sigla em inglês), na Funda, trabalhos de manutenção dos sistemas de controlo e operação do ANGOSAT-2.

Os trabalhos em curso visam efectuar a inspecção visual, a verificação do estado de funcionamento e observação das características de desempenho dos equipamentos de rádio frequência e toda a infra-estrutura de tecnologias de informação instalada no MCC.

As manutenções em curso obedecem igualmente a recomendação de ser feita a pré-avaliação sobre o estado de prontidão das infra-estruturas instaladas para a fase de lançamento do ANGOSAT-2, previsto para o ano de 2022.

A manutenção actual do sistema de rádio frequência é vital por ser a infra-estrutura encarregue de realizar a comunicação entre o MCC e o satélite (envio de comandos) e satélite-MCC (recepção de telemetria).

Enquanto se aguarda pelo lançamento do ANGOSAT-2, a infra-estrutura actual de rádio frequência tem sido utilizada para monitorar cerca de 96 portadoras (canais de comunicação) de capacidades em satélites fornecidas à Angola, no âmbito das compensações do ANGOSAT-1.