NASA abre nova turma de candidatos a astronautas

Mais de 12.000 candidatos concorreram às dez vagas para ingressar na nova turma de candidatos a astronautas de 2021 da NASA – a primeira classe de astronautas anunciada em quatro anos.

Dentre os seleccionados, destaca-se o Dr. Andre Douglas, que recebeu o Ph.D pela George Washington University, este ano. Natural da Virgínica (EUA), com apenas 35 anos obteve o doutorado em engenharia de sistemas pela Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da George Washington University.

Em declarações ao Gwtoday, o Dr. Douglas considerou que “as valiosas habilidades de pesquisa que ele aprimorou como estudante de doutorado têm sido úteis enquanto progride em sua carreira”.

O Dr. Douglas trabalhou recentemente como membro sênior da equipa no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, trabalhando em robótica marítima, defesa planetária e missões de exploração espacial para a NASA. Ele se apresentará ao serviço em Janeiro de 2022 para completar dois anos de treinamento inicial de astronauta como candidato a astronauta da agência espacial norte-americana.

Formou-se em engenharia mecânica pela US Coast Guard Academy, fez mestrado em engenharia mecânica pela University of Michigan, fez mestrado em arquitectura naval e engenharia naval pela University of Michigan e fez mestrado em eléctrica e engenharia da computação pela Universidade Johns Hopkins.

Serviu ainda na Guarda Costeira dos EUA como arquitecto naval, engenheiro de salvamento, assistente de controlo de danos e oficial de convés.

Dr. Douglas disse que deseja se envolver na exploração do espaço há décadas e se tornar um candidato a astronauta foi uma “jornada para toda a vida”.

Segundo ele, ser seleccionado para essa função em um momento em que há um interesse renovado na exploração espacial é “a combinação definitiva de meus sonhos se tornando realidade”, disse ele.

“Minha esperança é que o espaço nos lembre que há esperança lá fora para a humanidade, mesmo com todas as coisas que acontecem aqui na Terra.”, argumentou.