Especialistas do GGPEN concluem formação sobre satélites de grande porte

De 02 de Novembro a 03 de Dezembro, 25 especialistas do GGPEN concluíram a formação em Montagem, Integração e Testes de Satélites de Grande Porte (superior a 1000 kg de massa).

Os módulos da formação foram constituídos a medida das necessidades e desafios do GGPEN no quadro das actividades espaciais em curso.

Dentre os vários tópicos, os especialistas actualizaram os conhecimentos sobre matérias relacionadas com as fases de integração e testes de satélites, com destaque aos aspectos relacionados com os testes eléctricos, termo vacum e mecânicos – elementos fundamentais para aferir a validação do desenho de um satélite.

A formação é resultado da parceria existente no âmbito do projecto ANGOSAT, entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), a empresa russa construtora do ANGOSAT-2 e a empresa Airbus.

A formação e qualificação de quadros angolanos na área espacial é uma das metas do MINTTICS e está enquadrada no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN-2022).