Aulas práticas de construção de CANSAT e robótica marcam celebração da WSW em Angola

Cursos de construção de pequenos satélites (CANSAT) e robótica marcaram o segundo dia da actividade “Jornada do Espaço – Tecnologias Espaciais produzidas em Angola”, que decorreu ontem, na Mediateca do Cazenga, em alusão à Semana Mundial do Espaço 2021.

As dezenas de participantes tiveram a oportunidade de acompanhar como ocorre a montagem de um CANSAT – representação de um satélite real, que oferece uma oportunidade única para os alunos terem uma primeira experiência prática com projectos espaciais reais, e a construção de robôs, que são utilizados para diversos fins, inclusive na exploração espacial.

Data instituída pela Organização das Nações Unidas, a Semana Mundial do Espaço, ocorre, anualmente de 4 a 10 de Outubro. Este ano, o tema é “Mulheres no Espaço”, a fim de destacar o contributo feminino para o desenvolvimento da tecnologia espacial.

Estudante do curso de Electrónica e Telecomunicações, Galiana Cristóvão, 18 anos, que também participou da actividade organizada pela Arotec com apoio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), disse que aprendeu a gostar de telecomunicações por influência do pai.

A jovem, que pretende seguir carreira na área de Telecomunicações, incentiva outras raparigas a escolherem esta formação. Segundo ela, “na vida tudo é difícil, torna-se fácil quando nos aplicamos naquilo que queremos”.

De destacar que Galiana participou, este ano, no Campeonato Mundial de Robótica. Experiência considerada pela jovem como importante para a sua formação profissional.

“Foi algo muito incrível por nunca esperarmos o que vai acontecer”, disse, entusiasmada.

WSW em Angola

A Semana Mundial do Espaço em Angola está a ser celebrada com diversas actividades, como palestras, entrevistas sobre as “Mulheres e as TIC”, divulgação de vídeos, workshops, exposições, dentre diversas outras acções, que visam despertar o interesse sobre a tecnologia espacial, especialmente nas mulheres e raparigas.

Saiba mais sobre a Semana Mundial do Espaço aqui.