WSW2021: palestra destaca vantagens da exploração espacial

Palestras sobre as “Vantagens da Exploração Espacial” e “Importância dos Satélites” foram o ponto alto das celebrações do terceiro dia da Semana Mundial do Espaço 2021 em Angola.

Com duas actividades realizadas, uma pelo Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), no Benfica, e outra pela empresa Nestlé, no Centro de Formação Profissional do Cazenga, através da Aliança da Juventude, participantes de várias idades obtiveram mais conhecimento sobre a temática espacial, bem como a importância do investimento no sector para o país.

Entre as vantagens de se investir na exploração espacial estão a possibilidade de geração de empregos em diferentes áreas, impulsionamento de diversas inovações, melhor compreensão do planeta, acesso a novos minerais, metais preciosos, utilização de imagens de satélites para achar soluções para a problemática da seca, avanços na área medicinal, dentre outras.

O tema foi apresentado pela analista de carga útil do Centro de Missão e Controlo de Satélites (MCC), engenheira Ermeliana Chipita Soares, que destacou, durante a palestra “Vantagens da Exploração Espacial”, como o investimento em tecnologia espacial pode trazer melhorias para os cidadãos angolanos, bem como incentivou o público feminino a seguir carreira no sector.

“Mulheres, vamos abraçar as ciências exactas e nos firmarmos na área espacial”, convidou, durante o evento da Aliança da Juventude, que reuniu 53 mulheres, dentre os 71 participantes.

Ensino de robótica no espaço e Gestão de projectos aplicados ao espaço, foram algumas outras palestras que os alunos do CEPI tiveram acesso, dentro da actividade World Space Week 2021.

Celebrada anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Semana Mundial do Espaço 2021 tem como tema “Mulheres no Espaço”, a fim de destacar o contributo feminino para o desenvolvimento da tecnologia espacial.

Obtenha mais informações sobre os eventos que estão a ocorrer em Angola aqui.