“Podemos marcar o nosso nome na indústria espacial também”

Uma das palestras da actividade “Jornada do Espaço – Tecnologias Espaciais produzidas em Angola”, que decorre hoje e amanhã, na Mediateca do Cazenga, em alusão à Semana Mundial do Espaço 2021, foi “Mulheres na indústria espacial”, que teve como objectivo motivar meninas e raparigas a seguirem carreira nessa área.

Ministrada pela especialista da Carga Útil do Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), na Funda, Ermiliana Chipita, durante a palestra foi apresentada a trajectória de muitas mulheres que tiveram êxito na indústria espacial, chegando mesmo a viajarem para o espaço.

“Nós, mulheres angolanas, podemos marcar o nosso nome na indústria espacial também”, instou a engenheira, fazendo menção ao facto de ser uma área ainda dominada por quadros masculinos.

Opinião partilhada pela directora geral adjunta do GGPEN, Vanya Pereira, que também estimulou as dezenas de raparigas presentes a ingressarem na área espacial, por ser “muito transversal. Envolve muitas disciplinas e há vários cursos relacionados, não apenas o de Engenharia AeroEspacial”, explicou.

“Vantagens da exploração espacial”, “Introdução aos pequenos satélites” e “Importância da robótica na exploração espacial”, foram alguns dos temas apresentados pelas palestrantes. O primeiro dia do evento teve ainda exposições de pequenas aeronaves e robótica.

O CANSAT Angolano, uma representação de um satélite real, que oferece uma oportunidade única para os alunos terem uma primeira experiência prática com projectos espaciais reais, também está disponível no evento para ser visto pelos visitantes.

A “Jornada do Espaço – Tecnologias Espaciais produzidas em Angola” é um evento organizado pela Arotec, com apoio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Angolano, em alusão à Semana Mundial do Espaço, que tem como tema “Mulheres no Espaço”, a fim de destacar o contributo feminino para o desenvolvimento da tecnologia espacial.

Em Angola, a data está a ser celebrada com palestras, entrevistas sobre as “Mulheres e as TIC”, divulgação de vídeos, workshops, exposições, dentre diversas outras actividades ligadas à área espacial, que visam despertar o interesse sobre a tecnologia espacial, especialmente nas mulheres e raparigas.

Actividade em Caxito

Hoje também decorreu o Encontro Nacional das Escolas Associadas à Unesco onde o GGPEN esteve presente com a exposição de materiais ligados à tecnologia espacial, bem como apresentando a Semana Mundial do Espaço para os presentes.

Veja abaixo outras actividades que irão acontecer nesta semana

Jornada do Espaço – Tecnologias Espaciais produzidas em Angola
Organização: AROTEC
Data: 5 e 6/10/2021
Horário: 10h – 12h
Local: Mediateca do Cazenga
Descrição: Demonstração de objectos e aplicações espaciais produzidos em Angola
Realização de seis sessões de workshop
Palestra de incentivo às mulheres na aposta de uma carreira na área espacial

Abertura da Semana Mundial do Espaço 2021 na Academia Kandengues Cientistas
Organização: Kandengue Cientistas
Data: 08/10/2021
Horário: 09h30 – 17h30
Local: Viana (junto a Comarca)
Descrição: Agradecimentos ao MINTICS pelo patrocínio do novo espaço de actividades dos KC
Oficina Espacial
Robotizando no Espaço
Workshop de montagem de Cansat – GGPEN

Exposição de projectos no Centro de Acolhimento Rabi ONG
Organização: Kandengues Cientistas
Data: 09/10/2021
Horário: 10h – 14h
Local: Zango 3
Descrição: Programando no Espaço
Robotizando no Espaço
Workshop sobre a importância de satélites na nossa vida

Saiba mais sobre a Semana Mundial do Espaço aqui.