Covid-19 trava inauguração da Semana Espacial da África

A Comissão da União Africana (CUA) adiou a inauguração da Semana Espacial da África, como resultado das recentes medidas tomadas pelo governo do Quênia para conter a nova variante delta do coronavírus. As medidas de contenção levaram ao encerramento de todas as reuniões de organização do evento.

“Tornou-se inevitável adiar a Semana Espacial da África uma segunda vez enquanto nos reunimos para decidir sobre o próximo passo”, comentou a Dr. Tidiane Ouattara da Comissão em declarações publicadas pelo Space in Africa.

Além disso, expressou que devido às limitações de tempo, foi um desafio organizar um evento totalmente virtual na mesma data. Assim, a Comissão pediu desculpas pela decepção e pelos inconvenientes que o adiamento pode causar. A AUC também buscou a compreensão e a paciência do público em geral.

A Comissão ainda não escolheu uma nova data para a Semana Espacial da África. O evento estava previsto para ser realizado de 6 a 10 de Setembro de 2021. A Comissão aproveitou a oportunidade para agradecer à Agência Espacial do Quênia, ao Comitê Organizador Local e ao Comitê Organizador Internacional pelo trabalho realizado.

Semana Espacial da África

Em 2013, a União Africana adoptou a Agenda 2063 para África como a bússola principal para orientar o seu enfoque estratégico para os 50 anos seguintes. A comunidade científica africana desenvolveu a Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para África (STISA-2024) como a etapa de implementação científica da Agenda 2063. Tanto a Agenda 2063 como o STISA-2024 sublinham o papel crítico do espaço na abordagem dos desafios do desenvolvimento e, portanto, identificou um Programa Espacial Africano como um dos carros-chefe. Isso também reflecte bem nos pilares do STISA-2024. Esta é uma forte indicação das mais altas autoridades para carimbar o seu compromisso com um processo espacial coordenado pela África.

Desde então, a Comissão tem continuamente envolvido os actores espaciais africanos através do desenvolvimento da Política Espacial Africana, da Estratégia Espacial Africana, do Estatuto para o estabelecimento de uma Agência Espacial Africana e da escolha da República do Egipto para acolher a Agência Espacial Africana. Na mesma linha, a Comissão continuou a envolver-se através de vários grupos de trabalho espaciais africanos e reuniões de diálogo com as partes interessadas. Na terceira reunião do Diálogo Espacial Africano em Dakar, Senegal (12-14 de Junho de 2019), as partes interessadas propuseram que a Comissão considerasse um fórum anual para a indústria espacial africana, incluindo o sector público e privado, academia, organizações sem fins lucrativos, etc.

A organização da Semana Espacial Africana indica como a indústria espacial africana cresceu e o compromisso da União Africana com um processo espacial coordenado. No valor de cerca de USD 7,37 bilhões, de acordo com a análise do Relatório da Indústria Espacial Africana 2019 pela Space in Africa, a indústria deverá crescer mais de USD 10 bilhões até 2024. A Semana Espacial Africana fortalecerá todos os esforços espaciais africanos, incluindo a Política Espacial Africana, Espaço Africano Estratégia e Agência Espacial Africana. Além disso, a Semana terá uma estrutura que promove e permite colaborações intra-africanas e internacionais em atividades espaciais.

Com Space in Africa