MAIS DE 200 CRIANÇAS RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO ESPACIAL
As 200 crianças da Casa do Caminho André Luís, em Viana, também tiveram a oportunidade de aprender e participar da Semana Mundial do Espaço com uma intensa programação organizada pela Academia dos Kandengues Cientistas, que contou com o apoio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN).
Durante duas semanas, os pequeninos receberam formação a nível de várias áreas que envolvem a tecnologia espacial, tais como programação, robótica, lixo espacial e consequência para os tempos actuais, dentre outros, para que hoje, pudessem fazer diversas apresentações no evento principal:
“Apresentamos diversas versões de foguetes, um modelo do Sputnik totalmente electrónico, além das crianças fazerem uma réplica do sistema solar. Tudo isso fez parte do exercício que fizemos ao longo da semana”, disse o responsável pela Academia, Eng.º Pedro Paris.
Muito para apresentar e também para aprender com os técnicos do GGPEN que deram uma palestra explicativa sobre o lema da Semana Mundial do Espaço 2019, “A Lua: porta de entrada para as estrelas”, em alusão ao 50º aniversário do primeiro pouso do homem na Lua.
“Neste evento que encerra a Semana Mundial do Espaço 2019 ficamos expectantes que essa actividade seria um sucesso e podemos constatar no local que superou as nossas expectativas. Tivemos projectos de arte e trabalhos manuais sobre os elementos espaciais, a exemplo do sistema solar, da lua, do Sputnik, entre outros, tivemos também projectos expostos que podem criar soluções para a mitigação do problema do lixo espacial. Houve também palestras onde abordaram sobre o que seria da humanidade se ficasse um dia sem a Lua. As crianças ficaram muito empolgadas e visitaram as bancadas, puderam aprender um pouco mais e os técnicos do GGPEN também puderam auxiliar partilhando o seu conhecimento e instruindo as crianças que se interessaram pelos projectos expostos”, disse a especialista em Simulação de Satélites do Centro de Controlo e Missão de Satélites, Engª. Marisa Neto.
A Academia dos Kandengues Cientistas é uma iniciativa concebida para capacitar e formar crianças e adultos, dos 5 aos 25 anos, para que possam adquirir habilidades inventivas e tecnológicas mais cedo, descobrir o potencial que as crianças têm e, consequentemente, livrando-as de práticas ilícitas e incorrectas.
O projecto tem como visão transformar as crianças em pequenos cientistas ou técnicos profissionais de tecnologia da informação.
“Temos um projecto intitulado “Ciência e tecnologia no meu bairro”, cuja a ideia é levar tecnologias sustentáveis às comunidades mais carentes. A iniciativa é feita nos lares de acolhimento ou mesmo a nível das comunidades, sob a forma de um evento educativo e tecnológico”, explicou o coordenador da Academia.
Outro projecto desenvolvido pelos Kandengues Cientistas é o “Programando na minha escola”, composto por jornadas técnicas e feiras tecnológicas nas escolas.
O programando reúne aulas de crianças para crianças nas seguintes áreas: Matemática, Física e Química sustentável, Programação, Robótica sustentavel, Automação e Electrónica, Jogos, Apps, workshop sobre empreendedorismo na juventude e exposição de projectos técnologicos sustentáveis.