ANGOLANOS BOLSEIROS CADA VEZ MAIS INTERESSADOS NA ÁREA ESPACIAL

A área espacial tem merecido cada vez mais atenção por parte dos jovens estudantes angolanos. A exemplo disso, os bolseiros do Ministério das Pescas e do Mar, na República da Bulgária, matriculados no curso de Navegação Marítima na Academia Naval de Varna, Nikola Y. Vaptsarov (VVMU), estão a participar activamente em programas educativos internacionais de astronomia naquele país.

O relato, feito ao GGPEN pelo bolseiro Osvaldo Cândido Andrade, dá conta que desde de Outubro de 2018, o grupo participa das campanhas internacionais de procura e rastreamento de asteróides, realizadas pela International Astronomical Search Collaboration (IASC), um programa educacional de pesquisa suportado pela NASA.

“Fazemos parte da Sociedade Astronómica Estudantil e da Sociedade Espacial Estudantil do Planetário da Academia Naval e temos sido guiados pela astrónoma Doc. Veselka Radeva, Chefe do Planetário. Já fizemos várias descobertas preliminares de novos asteróides e verificamos a posição de vários outros já conhecidos”, disse Osvaldo Andrade.

Além das campanhas da IASC os jovens têm participado também de conferências científicas, visitas e outras actividades relacionadas com a astronomia realizadas pela Academia Naval da Bulgária.

Para além da participação, Osvaldo Andrade deu também uma palestra numa conferência científica, realizada em Abril, sobre a importância de se caçar e rastrear asteróides, sendo o primeiro colocado na categoria de ciências astronómicas.

“Estamos muito felizes e orgulhosos que Angola tenha o seu programa espacial e desejo ajudar de alguma forma no desenvolvimento da exploração espacial do nosso país”, sinalizou.

Comentários