FUNCIONÁRIOS BOLSEIROS DO GGPEN CONCLUEM MESTRADO NA FRANÇA
Dois técnicos afectos ao Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Engº. Gilson dos Santos e Engº. Joana Paula Nogueira da Cunha Caetano, terminaram no mês em curso, o programa de mestrado avançado SPAPS (Serviços e Aplicações de Sistemas Espaciais), na universidade ISAE-SUPAERO, em Toulouse, na França.
O evento de entrega de diplomas, decorreu no último dia 11 de Outubro. Na ocasião, mais de 200 graduados foram igualmente contemplados com o diploma e uma carta de certificação comprovando a participação e finalização do mestrado avançado 2018-2019.
O programa de mestrado avançado SPAPS, que teve uma duração de 14 meses, com início aos 03 de Setembro de 2018, foi agora concluído em concordância com o plano curricular. Contemplou um programa curricular, repartido em duas fases, nomeadamente, sete meses de aulas teóricas/práticas e sete meses de estágio profissional e preparação da tese.
A conclusão do plano curricular contou com duas cerimónias, sendo que a primeira cerimónia intitulada FASIA, organizada pelo IAS (Institut Aéronautique et Spatial) em que foi entregue um certificado de participação da Indústria Francesa de Aeronáutica e Espaço, a segunda cerimónia organizada pela universidade ISAE que foi a entrega de diplomas.
Este Mestrado é fruto da parceria entre o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI) e os parceiros envolvidos na construção do satélite Angosat-2, nomeadamente Energia e Airbus Defence and Space.
É de ressaltar que outros seis técnicos do GGPEN estão, neste momento, a cursar mestrados nas áreas espaciais na ISAE-SUPAERO. Findo o primeiro semestre, inicia o estágio, que constitui uma mais-valia para os desafios do país, principalmente, no quadro da construção do satélite Angosat-3.