WORKSHOP SOBRE A EXPLORAÇÃO DE DADOS DE SATÉLITES PARA MONITORAMENTO DA SECA

Na senda do workshop sobre exploração de dados de satélites para monitoramento da seca, levado a cabo pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação (MTTI), através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN), realizou-se hoje, 14 de Novembro, junto do auditório do Instituto Superior para as Tecnologias de Informação e Comunicação (ISUTIC), um encontro com a comunidade académica angolana no sentido de partilhar conhecimento e experiências ligadas ao espaço para o desenvolvimento social sustentável a partir das Tecnologias Espaciais.

O discurso de boas vindas foi proferido pelo Director Geral do ISUTIC, Dr. Augusto da Silva Sachonga, ao passo que o discurso de abertura do evento foi proferido pelo Director Geral do GGPEN, Eng. Zolana João, onde este último declarou que este encontro sirva para que se possa ajudar a replicar, à nível das instituições, as iniciativas partilhadas no mesmo.

O evento envolveu cinco renomados especialistas internacionais oriundos do Japão, Estados Unidos da América e Nigéria, nomeadamente,  dra. Danielle Wood, que actua como professora no Massachusetts Institute of Technology(MIT), nos EUA – melhor Universidade de Engenharia do mundo, dra. Rei Kawashima, que contribui para micro, nano e pico satélites em aplicações educacionais e de negócios por meio do seu papel de liderança na UNISEC – o Consórcio das Universidades sde Engenharia Espacial que ela Co-Fundou em 2002.

Também participaram o dr. Yohei Sawada, PdD em Engenharia pela universidade de Tóquio em 2016. De Abril de 2017 a Março de 2019 foi pesquisador da Agência Meteorológica do Japão, no Instituto de Pesquisa Meteorológica (JMA – MRI), dr. Tejumola Taiwo, PhD em Engenharia de Sistemas Espaciais pelo Instituto de Tecnologias Kyysushu do Japão. Actualmente é professor de aplicações espaciais na Universidade Internacional do Espaço. Liderou uma equipa que em 2017 ganhou o prémio da Diversidade em Engenharia da Airbus e dra. Katlyn Turner, cientista do Grupo de Investigação Habilitada para o Espaço (Enable).

Os especialistas acima descritos partilharam todo o seu conhecimento e as suas experiências relacionados à tecnologia espacial e declararam que, para o caso da seca que assolou recentemente a província do Cunene, a tecnologia espacial nos ajudará a prever essas calamidades e reduzir os seus efeitos em Angola. Através da utilização de dados de satélites de observação da terra podemos saber em que região ou local está exactamente o perigo da seca para a tomada de melhor decisão, bem como, no planeamento e criação de medidas para acudir essas situações, por exemplo, em termos  de distribuição de água e alimentos à população vitimada.

O momento reservado às perguntas e respostas foi bastante interactivo, onde a comunidade académica angolana colocou distintas questões sobretudo em torno da seca que assolou recentemente o Cunene.

Comentários