WORKSHOP: ANGOLA LIDERA SISTEMA DE PARTILHA DE SATÉLITES DA SADC
Representantes de alguns estados membros da comunidade da região austral do continente terminaram com êxito, na passada sexta-feira, 17, em Luanda, o workshop de capacitação em aplicações de satélites da União Internacional das Telecomunicações (UIT) e estrutura para a partilha do sistema de satélite da SADC.
A acção de formação, que decorreu de 13 a 17 deste mês, capacitou os especialistas da “família SADC” sobre ferramentas para a partilha do sistema tecnológico e a sua preservação.
Organizado pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI), o evento proporcionou aos participantes uma oportunidade ímpar, saudada pelo vice-presidente do secretariado da SADC, Martins Langa, de fazerem uma visita guiada ao Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda.
Ao encerrar o workshop, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, reiterou que o lema do sector continua a ser a disponibilização dos serviços a todos os cidadãos com qualidade e a preços acessíveis.
O ministro destacou que o grande desafio da região é a construção de infraestruturas como redes de fibra óptica, com destaque para os satélites.
“Tendo em conta a sua complexidade, volume de investimentos e recursos humanos, a região precisa de encontrar soluções que sirvam para todos nós”, indicou.
Para o ministro José Carvalho da Rocha a solução é a partilha dos satélites para se encontrar soluções locais e para os diferentes países da região.
Angola passa agora, como resultado do encontro de Luanda, a assumir duas posições de liderança: a primeira no domínio da regulamentação constituindo-se no país que vai representar a SADC na UIT para questões ligadas aos satélites e frequências.
Em segundo lugar, Angola passa também a liderar o comité dos especialistas sobre a partilha de infraestruturas de sistemas de satélite da SADC.