ESPECIALISTAS DA SADC E DA UIT FAZEM VISITA GUIADA AO MCC

Dentro da programação do terceiro workshop sobre “Capacitação em Aplicações de Satélites da União Internacional das Telecomunicações (UIT) e Lançamento do Programa para Partilha do Sistema de Satélite da SADC”, que decorre em Luanda, de 13 a 17 deste mês, delegados e especialistas da SADC e UIT fizeram, ontem, uma visita guiada ao Centro de Controlo e Missão de Satélites (MCC), localizado na comuna da Funda, município de Cacuaco.

A visita dos representantes da África do Sul, Zimbabwe, Botswana, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Malawi, entre outros países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi presidida pelo Secretário de Estado para as Telecomunicações, Mário Oliveira, em representação do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.

O Director Geral do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), Zolana Rui João e o Director de Voo do MCC, Amaro João, guiaram a visita, tendo sido apresentado o edifício (MCC), bem como, as infraestruturas externas de apoio ao mesmo (estação de captação e tratamento de água junto ao rio Bengo e a estação de transformação de média), salientando que o edifício MCC foi construído e apetrechado com capacidade para operar até três satélites e é 100% operado e gerido por quadros angolanos certificados.

Os visitantes puderam conhecer as distintas áreas que compõem o edifício MCC e adquiriram conhecimentos relacionados à operacionalização e controlo de satélites, a partir do mesmo. Mais especificamente, foi possível conhecer a sala de canal de serviço, onde se faz o controlo do sinal de transmissão e recepção entre o satélite e as antenas, a sala de balística e planeamento, onde se faz o planeamento e manobras necessárias do satélite, a sala de Analize Post-Session e a sala de CNES, onde se cuida de todos os equipamentos de redes e de computação. Visitou-se igualmente a sala de segurança, onde estão instaladas todas as câmaras do Centro e é possível controlar todo os movimentos que ocorrem dentro das instalações do Centro e, finalmente, a sala “MCC”, onde controla-se os estados dos satélites através de comandos e telemetria e as antenas que servem para se comunicar com o satélite.

Na ocasião, o DCEPA – Departamento de Ciências Espaciais e Pesquisa Aplicada do GGPEN, na pessoa do seu responsável, Dr. Gilberto Gomes, apresentou os objectivos e projectos do referido departamento, ou seja, aquilo que foram os  feitos já alcançados, dentre projectos desenvolvidos, em desenvolvimento e aquilo que está em carteira.

A visita terminou com uma exposição preparada pelo DCEPA, onde estiveram expostos projectos como a Banda Desenhada criada pelo GGPEN, o CanSat Angolano apresentado pelos Engenheiros Tchedong Paulo e Leonardo Pinheiro, subsequentemente, a Eng. Marisa Neto, que debruçou-se  sobre o aplicativo AngoSat Educa. Por último, fez-se uma apresentação do “Explorador de dados de satélite angolano” que é uma plataforma que está a ser desenvolvida para ajudar no monitoramento e previsão de fenómenos climáticos como a seca e inundações, apresentado pelo Eng. Atanilson.

O feedback desta visita ao MCC foi bastante positivo: “achamos as infraestruturas de satélite de Angola muito boas e foi possível ver o compromisso do estado angolano nesta área espacial. Ficamos muito surpresos com o edifício MCC, equipamentos e o potencial de Angola nesta área”, declarou o Gestor de Plano de Espectro de Malawi, Eng. Derek Kondwani.

Workshop

O terceiro workshop é uma iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que visa potencializar os países membros da SADC sobre as ferramentas de comunicação via satélite, que estão a ser providenciadas pela UIT, de maneira a assegurar os interesses da região. Além da discussão sobre a implementação de estrutura para partilha do sistema de satélite nos países da SADC, este terceiro encontro poderá analisar a questão dos recursos a serem utilizados para aplicação dos serviços satélites fixos (broadband), entre outros.

O referido workshop está a discutir, durante 4 dias, com técnicos de programa espacial de Angola, África do Sul, Zimbabwe, Botswana, República Democrática do Congo, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Malawi, entre outros países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), o programa espacial de cada país, a fim de encontrar formas de maior cooperação entre os estados. A iniciativa já foi realizada por países como a África do Sul e Zimbabwe.

As acções que Angola está a desenvolver no domínio do Programa Espacial Nacional visando e colocação em órbita de satélites nacionais e um vasto programa de formação de quadros na área espacial beneficiarão a região na melhoria e partilha de informação visando impulsionar o desenvolvimento sustentável da África Austral.

Comentários