Conecta Angola lançado no Centro e Leste do país

Conecta Angola é um projecto de âmbito social que teve o seu lançamento no dia 12 de Junho, durante a abertura oficial do ANGOTIC 2023, fruto da capacidade espacial do satélite ANGOSAT-2, cuja zona de cobertura permite alcançar as regiões mais recônditas do país, que no passado não tinham qualquer rede de comunicação.

O projecto é uma parceria entre a INFRASAT, GGPEN e a ANGOLA TELECOM, com as primeiras instalações feitas nas províncias do Bié e Moxico. Contudo, o objectivo é alcançar todo o país num futuro próximo.

Este processo da chegada da comunicação via satélite na província do Bié visa aproximar os serviços sociais e económicos às populações, pelo que representa um marco importante para a maximização dos serviços. Igualmente, permitirá melhorar o aproveitamento da Telemedicina.

De ressaltar, que a província do Bié tem uma área de superfície total de 70 314 km² e a sua população aproximada é de 1.333.923 habitantes, a maioria dos quais estão distantes da sede capital, o que dificulta à população o acesso imediato a vários serviços.

A comunicação via satélite oferece várias vantagens para serviços em locais remotos. Em primeiro lugar, fornece um alto nível de cobertura, pois os sinais de satélite podem ser recebidos em praticamente qualquer local do globo. Isso significa que os serviços podem ser providenciados, não importa quão remota seja a localização.

O Conecta Angola, usando o ANGOSAT-2, já é uma realidade.