Arranca terceira edição do curso Cansat

Desde a primeira edição do Angola ICT Forum ANGOTIC, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), através do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), realiza o curso de Desenho, Construção e Lançamento de Pequenos Satélites (Cansat).

Esta terceira edição do curso de Cansat, a ser realizada no Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Luanda, sito no bairro CTT, distrito urbano do Rangel em Luanda, entre os dias 08 de Maio e 14 de Junho. contará com a participação de 30 representantes das universidades públicas e privadas num total de 15, incluindo das províncias da Lunda Norte, Huambo e Uíge.

Um Cansat é uma representação de um satélite convencional, integrado no volume e na forma de um refrigerante de 330ml. O Cansat Angolano é um picossatélite construído pelo GGPEN com propósitos educativos, o qual possibilita aos estudantes obterem a sua primeira experiência em um projecto aeroespacial.

Durante esta terceira edição do Angola ICT Forum Angotic 2023 os participantes da referida formação serão contemplados com duas aulas magnas de professores renomados internacionalmente na academia e indústria dos pequenos satélites, Robert Van Zil (AAC Space Africa) e Tayo Tejumola (International Space University).

A formação visa munir os formandos de conhecimentos sobre as funções, arquitectura e integração de subsistemas que compõe um satélite, dando assim a possibilidade do envolvimento da Academia Nacional em projectos relacionados a Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

O desafio para os estudantes será desenhar, construir, testar, lançar, operar e processar os dados obtidos de uma representação funcional de um satélite real integrado em um volume de lata de refrigerante de 330 ml (Cansat).

A semelhança de 2019, o lançamento contará com o apoio de um helicóptero da Forca Aérea Nacional (FAN) e acontecerá na Escola de Formação de Forças Especiais (EFFE) das Forças Armadas Angolanas (FAA), sito na comuna do Cabo Ledo, província de Luanda.

No último dia do Angotic, as equipas farão apresentação dos resultados e um corpo de jurado fará a eleição da missão melhor executada